Entidades alertam para possível epidemia de dengue na região Sudoeste

A Comissão irá orientar para que os municípios façam um PSS para a contratação de agentes de saúde. Foto: Assessoria.

O presidente da Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Dois Vizinhos, Luís Carlos Turatto (PP), alertou para uma possível epidemia de dengue e, ainda, afirmou que a Comissão, através de uma Nota Técnica a ser elaborada pela Amsop, irá orientar para que os municípios façam um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de agentes de saúde que possam fiscalizar a proliferação do mosquito da dengue.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

“Também é de fundamental importância um engajamento com entidades, como igrejas e escolas”, acrescentou o prefeito Carlinhos.

Para o prefeito de Palmas, Kosmos Nicolaou (PSD), que também é membro da Comissão de Saúde da Amsop, é notório que os casos de dengue na região estão subnotificados, e pede que a população colabore para evitar o acúmulo de água parada.

“É preciso que haja um esforço em conjunto, com a população colaborando para que a água não acumule em vasos de plantas, garrafas pet, pneus e entulhos. E, ainda, zelar pela limpeza de lotes urbanos”, assinalou Kosmos.

Os chefes das 7ª e 8ª Regionais de Saúde, Anderson Nesello e Nádia Zanella, respectivamente, também acompanharam a reunião e afirmaram que será feito o encaminhamento de spots de conscientização para as emissoras de rádio da região.

Participaram da reunião, ainda, os prefeitos Ricardo Ortiña (PL de Santo Antônio do Sudoeste), Fátima Pegoraro (PSC de Manfrinópolis), Edson Cenci (União Brasil de Chopinzinho), e, de forma virtual, o prefeito Paulo Horn (PSD de Sulina).

Francisco Beltrão

Tania Lise, coordenadora do setor de combate à dengue em Francisco Beltrão, ressalta que os casos continuam aumentando diariamente e a situação é preocupante. Quanto a Expobel, Tania comenta: “As ações perante a feira iniciaram na segunda-feira, com atividade de bloqueio e remoção de criadouro em torno do parque [mais ou menos 35 quarteirões, um total de 1.292 residências] e a atividade de fumacê iniciou dia 3 de março. Serão feitos três ciclos de aplicação de UBV.”

Até o boletim de quinta-feira, são 280 casos notificados e 204 confirmados, mas a expectativa é que este número aumente a cada dia. “As notificações de dengue são compulsórias, ou seja, obrigatórias, visto que todo caso notificado é iniciado um raio de bloqueio [com remoção de criadouro] e posteriormente passagem de fumacê.”

Pato Branco

Prefeitura de Pato Branco realiza mutirão de limpeza nos bairros. A ação inicia na próxima terça-feira, 8, nos bairros Vila Isabel, São Luiz e Bortot. Os moradores devem deixar os entulhos, lixos recicláveis e materiais que são possíveis criadouros da larva, na calçada em frente às residências, comércios ou outros, que serão recolhidos pelas equipes de Limpeza, Conservação de Vias e Espaços Públicos.

Os serviços serão realizados em todas as ruas dos três bairros. “As equipes passarão em todas as ruas dos bairros e não retornarão no local para recolher mais entulhos. Então, reforçamos para a população que deixe os entulhos na calçada já a partir da terça-feira, que serão recolhidos”, frisa o coordenador do setor de Controle de Endemia, Juliano Santos. Após esses bairros, a ação será realizada nos demais.

Até dia 3, de acordo com o setor Controle de Endemias, em Pato Branco, são nove casos de dengue confirmados pelo Lacen (Laboratório Central), com um índice de infestação de larvas de 1.6%, referente ao ciclo de janeiro e fevereiro.

No município, são 90 pontos estratégicos, com armadilhas, que são monitorados quinzenalmente pelos agentes, “porém, o maior índice de larvas é encontrado nas residências”, ressalta Juliano.

Fonte: JBNews

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *