Saúde repassa quase R$ 1 milhão para melhorar atendimento oftalmológico

O Governo do Estado vai repassar R$ 979.507,47 para melhorar o atendimento a pacientes oftalmológicos de todo o Paraná. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, na manhã desta terça-feira (15), que o montante será usado para reestruturação, revitalização, aquisição de equipamentos, atualização e aprimoramento do serviço de Oftalmologia do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

O serviço especializado faz parte do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e atende os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) encaminhados pelas prefeituras paranaenses. Em média, são realizados cerca de 220 atendimentos por dia, entre consultas e exames. A equipe é formada por 25 médicos especialistas e 30 residentes.

“Vamos ter mais capacidade de atendimento aos usuários do SUS, que engloba capital e interior de todo o Estado. Um convênio que vai entregar novos equipamentos e amparar os profissionais dessa área. Em nome do Governo do Estado, queria reiterar o nosso agradecimento a toda a rede hospitalar que disponibilizaram leitos durante a pandemia, principalmente nessa instituição”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

BENEFICIADOS– Segundo Beto Preto, a população será a principal beneficiária desse investimento, com acesso a melhores condições de diagnósticos. “Esse ambulatório dará um novo impulso para fazer a melhor medicina oftalmológica”, completou o secretário.

Os equipamentos são para exames de campo de visão e para uso geral do hospital. Também serão adquiridos tomógrafo para retina e córnea e um Yag Laser, que permite a incisão ou abertura de tecido intraocular, sem a necessidade de abertura cirúrgica do olho.

Para o diretor do Hospital e Instituto Mackenzie, Rogério Donato Kampa, o apoio e o repasse para a aquisição dos equipamentos são fundamentais. “Há dois anos o serviço era precário. Esse convênio nos trouxe atendimento de ponta a paciente SUS”, destacou.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Ivo Leonarchik, falou sobre o quanto esse investimento é importante para os usuários do SUS. “Para nós gestores, existe impacto direto na vida do cidadão, no atendimento da saúde pública e por isso, quero traduzir nossa gratidão, em nome dos municípios do Paraná, por terem esse olhar. O grande desafio é colocar tudo em funcionamento e manter essas parcerias de custeio e equipamentos”, reforçou.

A secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceram o trabalho da rede hospitalar e a parceria do Estado nos investimentos para a Saúde.

PRESENÇAS– Participaram também da formalização o diretor técnico do hospital Gilberto Pascolat; o chefe do Departamento de Oftalmologia, Leon Grupenmarcher; o chefe de Gabinete da Sesa, César Neves; e o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak.

Fonte: Secom Paraná

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *