EJA é chance para quem nunca estudou ser alfabetizado

Mesmo em pandemia de coronavírus (Covid-19), os ensinamentos continuam na EJA, uma vez que os alunos estão tendo aulas com a entrega de atividades remotas

Imagina viver em um mundo em que as letras e os números não fazem sentido. Ir ao supermercado e não entender os preços, andar pela cidade e as placas não dizerem nada e até mesmo pegar um ônibus ser uma dificuldade. São esses alguns dos empecilhos que uma pessoa que não sabe ler pode passar no dia a dia, além dos grandes entraves para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Para tirar da escuridão do analfabetismo, o Município de Cascavel tem a EJA (Educação de Jovens e Adultos), que oferece gratuitamente aulas para pessoas que nunca tiveram acesso aos bancos escolares e também para os que tiveram que interromper os estudos. Próximo ao Dia Mundial da Alfabetização, celebrado em 8 de setembro, é importante reforçar que nunca é tarde para aprender a ler e escrever.    

Somente no primeiro semestre deste ano, 364 alunos foram matriculados no Ensino Fundamental – Fase I, em uma das 10 instituições que oferecem a modalidade em Cascavel. As séries são divididas por semestres e não por ano como no ensino regular. A faixa etária dos estudantes é bem diversificada, varia de 15 a 75 anos. 

Mesmo em pandemia de coronavírus (Covid-19), os ensinamentos continuam na EJA, uma vez que os alunos estão tendo aulas com a entrega de atividades remotas. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do Município, Tchierly Juliani Bier de Oliveira, os motivos relatados, de maneira geral, pelos alunos por não terem estudado ou por terem interrompido os estudos são o trabalho e a falta de acesso. 

Para ela, oportunizar a alfabetização a adultos é oferecer uma infinidade de possibilidades. “É dar oportunidade do sujeito se inserir como cidadão capaz de interagir socialmente com autonomia nas mais diversas situações do cotidiano, pois a apropriação da leitura e da escrita possibilita a ampliação do pensamento crítico e uma atuação social mais reflexiva”, observa. 

Matrícula aberta

A EJA ainda está com matrículas abertas para este segundo semestre de 2020. Para mais informações, o contato pode ser feito na Secretaria de Educação, pelo telefone (45) 4001-2839, no Centro Paulo Freire pelo (45) 3902-1240 ou ainda pelo e-mail [email protected] 

Os interessados ainda podem entrar em contato pessoalmente ou por telefone nas instituições que oferecem a modalidade EJA. São elas: 

– Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva/ Jardim Floresta

– Escola Municipal Atílio Destro/ Jardim Nova Itália 

– Escola Municipal José Henrique Teixeira/ Morumbi 

– Escola Municipal Francisco Vaz de Lima/ Interlagos 

– Escola Municipal Maria Tereza/ Santa Cruz 

– Escola Municipal Profª Aparecida Fagnani Soares/ Conjunto Riviera 

– Escola Municipal Profª Maria Fumiko/ Tarumã 

– Escola Municipal Profª Maria dos P. Neres da Silva/ Jardim União 

– Escola MunicipalEscola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares – Assentamento Valmir da Mota 

– Centro de EJA Paulo Freire/ Centro

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *