Nesta sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou novo relatório do monitoramento da Covid-19 em Instituições de Longa Permanência de Idosos, República de Idosos e Penitenciárias de Cascavel. Colaboradores dos lares para idosos e do sistema penitenciário devem obrigatoriamente, por meio de normativas do Ministério da Saúde, Estado e do Município, informar sobre o controle do novo coronavírus dentro desses ambientes.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
Os dados são recebidos pela Vigilância Epidemiológica para posterior análise das autoridades local de Saúde. De acordo com o relatório, Cascavel possui cinco instituições para permanência de idosos: (Abrigo São Vicente de Paulo; Casa de Repouso Bethânia; Casa Bálsamo de Gileade; Espaço Integral Master e República de Idosos).
Ao todo, nas referidas instituições 1370 pessoas, entre funcionários e pacientes, foram testados. O relatório apontou apenas 3,7% deles com exame positivo para a Covid-19, ou seja, 51 pessoas.
Já o sistema penitenciário, no município, é composto por três instituições: (PEC-Penitenciária Estadual de Cascavel; PIC-Penitenciária Industrial e Cadeia Pública). No sistema carcerário, 289 pessoas (83 detentos e 206 agentes penitenciários) testaram negativo para doença.
Outras 81 pessoas (59 detentos e 22 agente penitenciários) confirmaram o teste para novo coronavírus.
O Departamento de Vigilância em Saúde – DVS por meio da Divisão de Vigilância Sanitária – VISA e Vigilância Epidemiológica – VIEP, e o Departamento de Atenção em Saúde – DAS, por meio da Divisão de Atenção Primária – DAP e Divisão de Atenção Especializada – DAE não mediram esforços no trabalho, e continuam envidando esforços para minimizar os impactos da COVID-19 no sistema penitenciário.
Ressalta-se a importância do cumprimento das medidas preventivas e de monitoramento por parte do sistema penitenciário de forma conjunta e alinhada a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário