Meteorologistas alertam para possibilidade de neve no Paraná esta semana

Há possibilidade de neve no Paraná no próximo final de semana

Dois institutos de meteorologia, MetSul e Climatempo emitiram neste domingo (16) alerta de neve e chuva congelada na Região Sul do País prevista para o próximo final da semana com a chegada de uma massar polar intensa. O alerta abrange o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e a região chamada de Planalto de Palmas, no Paraná. A previsão é que os fenômenos podem acontecer entre a quinta (20) e o sábado (22). 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

“Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades”, diz o comunicado da MetSul.

O instituto alerta que a  probabilidade de neve é altíssima e que nos próximos dias as previsões serão atualizadas conforme a movimentação da massa polar.  A MetSul Meteorologia destaca que fenômeno que não se descarta ainda é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais até de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.

Já de acordo com o Climatempo, na quinta-feira (20), a combinação da frente fria, com a forte massa de ar polar e a circulação ciclônica de uma baixa pressão atmosférica, vão favorecer a entrada de ventos muito frios e úmidos na Região, portanto,  há possibilidade de neve e chuva congelada nas serras gaúchas e catarinense entre a tarde e a noite da quinta-feira. A sexta-feira, dia 21 de agosto, ainda será bem úmida e fria nas regiões serranas, por isso a previsão de neve e chuva congelada ainda persiste no decorrer do dia.

Chuva

Nesta segunda-feira (17), o tempo segue instável em todo o Estado. De amanhã até a quinta-feira estão previstas chuvas em vários momentos, inclusive com chance para temporais com volume de chuva significativos em alguns locais. 

A partir da quinta, também está prevista a queda das temperaturas mínimas. No Centro-Sul a temperatura pode cair a 1ºC de mínima. Na sexta-feira, segundo previsão no site do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as mínimas ficam negativas na região de Ponta Grossa, Guarapuava e Laranjeiras do Sul. Os termômetros podem marcar zero grau no Sul e na Capital. No sábado podem ocorrer geadas desde o Sudoeste do Estado até uma parte do Norte Pioneiro.

Depois, até o final do mês, o Estado deve variar dias de tempo bom e chuvas.

Fonte: Bem Paraná

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *