A Secretaria de Meio Ambiente, após um trabalho conjunto de aproximadamente dois anos, envolvendo os municípios que compõem o grupo R20, o Ministério Público do Estado e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, firmou um Termo de Compromisso que estabeleceu que a Reciclus – organização sem fins lucrativos de fabricantes e importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação – deverá fazer a coleta do passivo de lâmpadas armazenadas nos municípios paranaenses.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
Atendendo a esse termo, começou, nesta semana, o recolhimento de lâmpadas inservíveis pertencente às diversas secretarias e autarquias do Município de Cascavel, que constituem um passivo de uma década. O montante chega a aproximadamente 100 mil lâmpadas.
As lâmpadas serão encaminhadas para Curitiba, onde serão submetidas a um processo de descontaminação, já que lâmpada fluorescente é um material contaminante, por conter em sua composição metais pesados na forma de vapor de sódio e mercúrio, elementos altamente tóxicos a saúde e ao meio ambiente.
Já para os cidadãos que possuem lâmpadas em pequenas quantidades, o Município de Cascavel dispõe de quatro pontos, localizados no comércio local, para entregas de lâmpadas inservíveis pela população. (Confira abaixo).
Qualquer cidadão pode devolver a lâmpada sem custo. Por se tratar de um resíduo tóxico, não deve ser disposto no lixo comum, nem mesmo na coleta seletiva.
Locais de entrega para pessoas físicas:
DZ MATERIAIS ELÉTRICOSRua Cuiabá, 3117 – Neva(45) 3220-9400
ELETRO LUZAvenida Brasil, 6817 – Centro(45) 3225-1407
ELETROSUL MATERIAIS ELÉTRICOS E HIDRÁULICOSRua Osvaldo Cruz, 2855 – Centro(45) 3038-1020
SUPER MUFFATO COMERCIALRua Presidente Juscelino Kubitscheck, 1015 – Centro(45) 4009-5200
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário