Programa de Retomada da Economia ganha reforço da Redesim e Junta Comercial

A Redesim é um sistema de integração de processos, garantindo celeridade e desburocratização para abertura de empresas, alteração e baixas

O Programa de Retomada de Crescimento Econômico de Cascavel ganhará dois importantes aliados a partir desta quarta-feira (29): a implantação da Redesim e a permanência do escritório da Junta Comercial do Paraná no Município.

 RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

As conquistas são comemoradas pelo diretor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cascavel, Rafael Amaral. A Redesim é um sistema de integração de processos, garantindo celeridade e desburocratização para abertura de empresas, alteração e baixas. A ferramenta unifica as informações de todos os órgãos de registro, inscrição e licenciamento das empresas, descreve Rafael Amaral.

É um programa do governo federal implantado em 2006, viabilizado pelo Empresa Fácil, sistema desenvolvido pelo Governo do Paraná, possibilitando a interação entre os órgãos envolvidos. Ele integra órgãos como a Receita Estadual, Receita Federal, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros, entre outros agentes necessários para fazer a consulta prévia, inscrição e licenciamento para a abertura de empresas. “Cascavel passar a estar integrada à Redesim por intermédio da consulta locacional, reduzindo os impactos burocráticos e o tempo de espera para a abertura de novos negócios”, comenta Amaral. “Com essa implantação, o Município cumpre o seu papel de ser um canal de incentivo aos empreendedores, atuando como propulsor e facilitador de empreendimentos empresariais”.

Dados do governo federal mostram que a partir da simplificação possibilitada pela Redesim, houve uma notória redução do tempo de abertura de empresas no Brasil, com 66% dos processos abertos em até três dias.

Além de agilizar todos os processos com a integração e a simplificação, permite o controle em todas as empresas que venham a se instalar no município, bem como reduzir custos para os empreendedores, afirma Adir Sidnei Mattioni, consultor do SEBRAE. A consulta locacional e a integração com todos os entes federativos são parte de um processo de simplificação que o município vem adotando, definindo graus de risco para as atividades com baixo e médio grau de risco e que vem ao encontro da lei da liberdade econômica adotada pelo governo federal ainda em 2019, acrescenta Adir Mattioni.

 Junta Comercial fica aqui

O dia também será de inauguração do novo espaço da Junta Comercial do Paraná, agora funcionando na Prefeitura de Cascavel. Para o presidente do Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região), empresário do ramo contábil Jefferson Bonfim, a permanência do escritório da Junta Comercial em Cascavel é de suma importância, em vez da centralização para a capital paranaense. “A Junta é a porta de acesso à legalidade empresarial, onde tudo se inicia pela formalização da empresa. Em média, são mil processos atendidos mensalmente de empresas de Cascavel e de toda a região. Esses processos envolvem abertura de empresas, baixa, alteração, autenticação de livros contábeis e registros de atas”.

A força-tarefa que compõe o Programa de Retomada de Crescimento Econômico é composta pelo Sebrae, Prefeitura de Cascavel, Câmara de Vereadores,  Acic, Amic,  Codesc,  Instituto de Planejamento de Cascavel, e Fundetec, também conta com a parceria de entidades como Areac, Fecomércio-PR, Sindilojas na criação e apoio de ações para o programa.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *