Uma das maiores novidades, sem sombra de dúvida, nessa pandemia do coronavírus é em relação à educação. O homeschooling, ou aulas em casa, que até então eram apenas propostas, teve que ser implantado em todo país.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.
Para ensinar e ao mesmo tempo proteger a população, as aulas presenciais deram lugar às atividades remotas, que tem sido aprovada por pais e alunos. Em Cascavel, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação, na maioria das escolas, 100% das famílias estão retirando as atividades propostas.
Toda semana, em horários pré-determinado, os pais ou responsáveis vão até a escola para retirar o material e deixar aqueles que já foram feitos. Conforme a Secretaria, o controle do aprendizado está sendo feito semanalmente pelos professores que, após receberem as atividades dos alunos, organizam um relatório de acompanhamento.
Além do material retirado nas unidades de ensino, para os pais que não puderem ou não quiserem ir até a escola, está sendo disponibilizado o envio de todo material via e-mail ou WhatsApp, fazendo com que todas as crianças matriculadas tenham acesso ao conteúdo.
Como nem todas as famílias têm computadores ou mesmo os celulares dos pais nem sempre estão à disposição dos alunos, o Município optou por não implantar as aulas on-line, como está sendo feito na rede estadual e também na rede particular.
Avaliações
Quanto aos pais, a preocupação é em relação a como as avaliações serão feitas. Conforme a secretária de educação, Márcia Baldini, os alunos são avaliados constantemente. “As avaliações são realizadas por meio das próprias atividades remotas, pois pela devolução e resolução das tarefas propostas os docentes podem verificar o nível de apropriação dos conteúdos. Além disso, tem-se solicitado aos familiares que registrem as tarefas que foram feitas com autonomia pela criança e em quais necessitou de auxílio”.
Questionada em relação a volta às aulas, que já foi sinalizado para julho, agosto e agora especula-se para setembro, Márcia cita que ainda não é possível precisar uma data de retorno. “Tudo dependerá da evolução do vírus, portanto é precoce ter um posicionamento a esse respeito”.
Ano letivo de 2021 deverá ser reorganizado
Essa semana, a Câmara dos Deputados aprovou e encaminhou ao Senado uma Medida Provisória que suspende o cumprimento mínimo de dias letivos. Conforme a proposta, escolas de educação infantil serão dispensadas de cumprir os 200 dias do ano letivo e a carga mínima de 800 horas. Já as escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a carga horária mínima de 800 horas e terão obrigação de cumprir os 200 dias letivos.
A proposta foi feita pela deputada do Paraná Luiza Canziani, permite que o conteúdo acadêmico deste ano seja aplicado em 2021, juntando duas séries ou anos escolares. Pelo texto, o uso de atividade pedagógicas online está permitido, mas para contar como carga horária mínima deverá seguir critérios definidos pelo CNE (Conselho Nacional de Educação). Cada faixa etária dos estudantes e de cada modalidade de ensino terá sua própria regra.
De acordo com a secretária de educação Márcia Baldini, Cascavel não trabalha com a possibilidade de suspensão do calendário escolar, cogitada em algumas localidades do País. “Temos a clareza de que no próximo ano necessitaremos reorganizar o ano letivo, pois, cogita-se a possibilidade da implantação de um ensino híbrido, aliando as aulas presenciais com atividades remotas, a fim de sanar as defasagens desse ano”.
Por conta do coronavírus, dos 200 dias letivos previstos na matriz curricular, os alunos da rede municipal em Cascavel tiveram 28 dias de aulas presenciais e 35 dias de atividades remotas. “Para os meses de julho e agosto estão sendo previstas reposição com atividades remotas para os sábados para que possamos repor os dias em que não tivemos aula presencial e nem atividades remotas”. Cabe ressaltar que o recesso escolar previsto para julho foi antecipado para abril e, por conta disso, o primeiro semestre será encerrado no dia 25 de agosto.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário