Todo mês, mais de R$ 603 mil saem dos cofres públicos da Prefeitura de Cascavel para pagamento de despesas com alugueis. Isso é o que aponta um levantamento solicitado pelo Preto no Branco.
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Conforme o relatório são R$ 603.281,77 pagos em 48 imóveis. O valor, se fosse dividido de forma igualitária, faria com que cada aluguel pago pelos contribuintes seja de mais de R$ 12 mil mensais.
De acordo com o relatório, a secretaria com a maior despesa de aluguéis é a Secretaria de Saúde: R$ 270.271,66; seguida pela Educação com R$ 176.733,77; Assistência Social com R$ 103.906,59; Planejamento e Gestão com R$ 40 mil; Desenvolvimento Econômico com R$ 7.535,94 e Política Sobre Drogas com R$ 4.829,51.
Dentre todos os valores, três imóveis – que são sede de secretarias, concentram o maior valor pago: Saúde (50.769,33), Assistência Social (50.769,33), e Educação (R$ 45.726,93). Cabe ressaltar que as secretarias de Saúde e Assistência Social estão localizadas no mesmo espaço, atrás da Prefeitura, onde funcionava o antigo supermercado Lembrasul.
Para se ter uma ideia comparativa, o aluguel de um prédio comercial na área central – mais precisamente na Avenida Carlos Gomes no Bairro Maria Luiza, com 3.150 metros quadrados, está disponível em uma imobiliária da cidade por R$ 40 mil.
Conforme o secretário de Planejamento e Gestão, Edson Zorek, o município tem trabalhado constantemente para reduzir as despesas com aluguel. “Ainda em 2017 foi feito um trabalho de redução de alugueis e reviu todos os prédios públicos, mudando serviços para unidades melhores e mais adequadas, além do fato de que em alguns casos estavam sendo usados dois locais para abrigar um mesmo setor”.
Ele cita ainda que paralelo a isso, todas as unidades de saúde e de ensino estão sendo construídas, umas já foram entregues e outras deverão ser nos próximos meses. “Houve e há a necessidade de locação tanto para a reforma quanto para a construção. E temos ainda os prédios que abrigam as sedes das secretarias, que é um projeto a médio e longo prazo. Está sendo avaliada a construção de um imóvel para abrigar esses locais, mas esse projeto depende de recursos financeiros, além da fase de projetos e construção desse espaço”.
Contratos
No relatório consta ainda o vencimento do contrato de cada imóvel. Dos 48 espaços, cinco já estão vencidos e outros 16 vencem ainda este ano de 2020.
A reportagem do Preto no Branco questionou se os contratos são renovados automaticamente ou se é feita uma nova busca de imóveis. Segundo o município nos contratos encerrados é possível promover um aditivo contratual. Quando isso não acontece e o Município permanece no imóvel, é possível, diante da necessidade, pagar por indenização.
Confira alguns valores:
Sede Secretaria de Saúde R$ 50.769,33
Sede Secretaria de Assistência Social R$ 50.769,33
Sede da Secretaria de Educação R$ 45.726,37
CAFI – Central de Abastecimento (Saúde) R$ 45.000,00
Clinica Escola Atendi. Aspectro Autista R$ 40.000,00
CEDIP R$ 29.402,47
Centro Paulo Freire (Ceebja) R$ 28.844,80
Escola Mun. N. Senhora da Salete R$ 28.000,00
Setor de Merenda Escolar R$ 24.487,90
Ambulatório de Alto Risco R$ 19.745,86
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