Prefeitura diz que Cascavel vai triplicar leitos de UTI para Covid-19 esta semana

Leitos do Hospital de Retaguarda será exclusivos para a Covid-19

Nesta semana deve triplicar o número de leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Atualmente, Cascavel possui 10 leitos destinados à Covid-19 no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop). Até o fim de semana o número passará para 30 leitos. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO.

Com a previsão do pico da doença para esta semana, as ações antecipadas de enfrentamento ao vírus permitiram que a cidade triplique o número de leitos de UTI para o atendimento específico à Covid-19. Os 10 leitos de UTI que foram abertos no Hospital de Retaguarda Allan Brame Pinho, no dia 18 de maio, passarão a ser de uso exclusivo para pacientes de Covid-19. O anúncio oficial deverá ser feito nesta terça-feira (9).

Os outros dez leitos serão disponibilizados pelo Huop já a partir de quarta-feira (8), numa ação envolvendo o Município de Cascavel e o Estado. Na semana passada, o secretário de Saúde Thiago Stefanello esteve em Curitiba, junto com o diretor da 10ª  Regional de Saúde, João Gabriel Avanci, para buscar os respiradores que irão compor os novos leitos.

Pacientes recuperados

Números do Informativo Epidemiológico do dia 5 de junho, apresentados na manhã desta segunda-feira pelo secretário de Saúde, Thiago Stefanello, mostram que a linha de pacientes em UTI não acompanha a tendência de casos ativos. Isso quer dizer que a grande maioria dos pacientes (mais de 80%), recuperam-se em casa.

Conforme o gráfico, o município está testando cinco vezes mais a população e obtendo resultado ainda mais transparente quanto ao número de infectados. Na semana passada, por exemplo, o município testou 220 pessoas, dessas apenas 77 pacientes tiveram resultado positivo para Covid-19. Além disso, 90% deles recuperam-se em suas residências.

Cascavel notifica todos os casos, mesmo os mais leves de síndrome gripal, que entram para as estatísticas e realizam testes. O município não contabilizar os testes aleatórios em assintomáticos, pois isso pode prejudicar as amostras com casos positivos da doença.

Os exames positivos de laboratórios e farmácias do setor privado, além do laboratório central do município são contabilizados nos números divulgados diariamente pela Secretaria de Saúde.

Segundo dados do Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná, do dia 5 de junho, o Laboratório Municipal de Cascavel realizou 3,06% de todos os exames do Paraná (exclusivo para pacientes de Cascavel). Ou seja, só no mês de maio isso, sem contar todos os exames de laboratório privados, e todos que foram ao Lacen.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *