Há 75 anos, Berlim se rendia e a chegava ao fim a 2ª Guerra Mundial

Em 8 de maio de 1945, a queda de Berlim selou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa. Após duas semanas de intenso combate, o Exército Vermelho da União Soviética, apoiado por unidade polonesas, tomava definitivamente a cidade, sede do governo nazista.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Uma quantidade até então inimaginável de pessoas morreu na Europa durante o conflito: 8 milhões de alemães, 5,6 milhões de poloneses, 24 milhões de soviéticos e 6 milhões de judeus, muitos destes pelas mãos dos nazistas e seus colaboradores. A guerra matou mais de 60 milhões de pessoas na Europa e na Ásia, das quais se estima que 45 milhões eram civis. Na Alemanha, onde o Dia da Vitória na Europa não é feriado, as câmaras alta e baixa do Parlamento realizaram uma sessão conjunta para lembrar o fim da guerra, também chamado de dia da libertação.

Quando os nazistas se renderam, já passava da meia-noite em Moscou, por isso a Rússia celebra o Dia da Vitória em 9 de maio. Muitas das ex-repúblicas soviéticas também comemoram o fim da guerra nessa data.

Derrotada na 2ª Guerra Mundial, a Alemanha teve que, literalmente, renascer das cinzas. Além dos milhões de mortos e de ter sua economia destruída, diversas cidades alemãs foram devastadas pelos bombardeios.

Muito se diz que a História é escrita pelos vitoriosos. Todavia, conforme vamos nos distanciando do conflito que encerrou a Segunda Guerra Mundial em 1945, um número significativo de livros, tanto no Japão como na Alemanha surgem para descrever o sofrimento das populações civis, japonesas e alemãs, vitimadas pelos intensos bombardeios aéreos a que foram submetidas nos seis anos de conflito. 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *