A operadora de planos de saúde Prevent Senior está realizando uma pesquisa sobre o uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus para pacientes em fase inicial da doença. O estudo tem sido tema de discussão, uma vez que a indicação do Ministério da Saúde é para uso do remédio apenas em pacientes em estado grave.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO
A pesquisa ainda não foi publicada. Mas a companhia afirma que, até agora, 500 pacientes receberam o tratamento em estágio inicial da doença. Desses, 300 foram internados e já receberam alta.
Além do tratamento para pacientes internados, a operadora estuda tratamento para pacientes ambulatoriais, sem internação, que podem até receber o medicamento em casa. A empresa não divulga quantos pacientes foram tratados nessa modalidade nem as taxas de mortes com o uso do remédio nos estágios iniciais da doença.
“O que posso dizer é que os dados são robustos e trazem esperança de tratamento adequado para a população”, diz Pedro Batista Júnior, médico e diretor-executivo da Prevent Senior.
Polêmica
A operadora Prevent Senior é a mesma citada pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em pronunciamento na semana passada. Mandetta disse que criou-se um “ambiente de transmissão” de coronavírus em um hospital da operadora e questionou o modelo de negócio da empresa, focada em clientes idosos. Das 136 mortes por coronavírus confirmadas no estado de São Paulo, 79 ocorreram em hospitais da operadora.
O presidente da operadora de planos de saúde, Fernando Parrillo, recebeu com espanto as críticas feitas ontem pelo ministro. Em nota, a companhia afirmou que os pacientes com covid-19 internados em seus hospitais não foram contaminados dentro das unidades, “conforme atestam os exames laboratoriais, colhidos fora dos estabelecimentos”. O presidente da empresa também afirmou que os casos de infecção e as mortes causadas pelo vírus são notificados rapidamente pela operadora, o que pode ampliar a proporção de casos vindos da Prevent Senior.
Fonte: Revista Exame
Deixe um comentário