Entre as novas medidas anunciadas pela prefeitura de Cascavel, através do COE (Comitê de Operação de Emergência), na manhã deste domingo (22) está o toque de recolher a partir desta segunda-feira (21). As pessoas não poderão mais circular nas ruas entre as 20h e as 6h da manhã.
RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO PRETO NO BRANCO PELO WHATSAPP. CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO.
Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, a fiscalização será feita pelas equipes de segurança pública. Quem estiver na rua será abordado e terá que apresentar uma justificativa plausível por estar circulando. Veja o vídeo do anúncio das medidas no final do texto.
Acessos fechados
A partir da 0h desta segunda-feira também serão fechadas as entradas da cidade de Cascavel. Somente poderão passar cargas e pessoas que tiverem uma boa justificativa. Não será permitido simples passeio ou motivo não urgente.
Transporte
O transporte coletivo urbano está totalmente suspenso hoje (22), entretanto nesta segunda-feira (23) irá operar com tabelas de domingos e feriados, para atender exclusivamente os profissionais da área da saúde, devidamente identificados, para que os mesmos tenham horários à disposição entre 06h e 08h, entre 12h e 14h e entre 18h e 20h.
Bancos fechados
A exemplo do comércio em geral, a partir desta segunda-feira as agências bancárias também estarão fechadas. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas. As lotéricas poderão funcionar, mas terão que tomar medidas para evitar a aglomeração dentro e fora do estabelecimento.
Mercados
Os supermercados irão funcionar das 8h até às 19h. Eles também terão que tomar medidas mais rígidas de proteção dos funcionários e evitar a aglomeração de clientes. Para evitar que as pessoas saiam muito às ruas, a partir do próximo domingo (29) os mercados não deverão mais abrir nos domingos.
Defesa ao emprego e à empresa
O prefeito Paranhos também anunciou a criação de um comitê de defesa ao emprego e à empresa. “Vai funcionar na secretaria de Desenvolvimento. Um grupo de profissionais da prefeitura, com Acic, Amic, CDL e OAB vai analisar os reflexos do novo decreto que vamos assinar. Vamos dar toda a estrutura, para garantir a nossa economia e produção”.
O prefeito espera que empresas façam a sua parte e que as pessoas que precisam trabalhar, sigam dentro das regras.
Novos leitos
O Secretário de Saúde, Tiago Stefanello, confirmou a abertura de novos leitos de UTI para Cascavel e Região. Novos 10 leitos foram disponibilizados para a Ala de Queimados do HUOP, onde será a concentração para o tratamento dos infectados pelo vírus. Na região serão cerca de 30 novos leitos de UTI na região, incluindo Assis Chateaubriand e Toledo.
Ainda há a possibilidade de um plano de contingência na rodoviária e em hotéis para dar suporte à crise, caso a situação se agrave.
Atendimento às pessoas
Conforme a prefeitura, 14 unidades de saúde seguirão com os atendimentos, sendo 11 na cidade e três no interior. Os atendimentos acontecerão via agendamentos, que deverão ser confirmados através do telefone 3096-9191. Outras três unidades, seguirão com demais atendimentos que necessitem o acompanhamento médico e não têm suspeitas de gripe. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) serão dos Bairros Cancelli, Los Angeles e Parque São Paulo.
As UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) continuam dedicadas para casos urgência e emergência.
Casos suspeitos
A Secretaria de Saúde divulgou novo boletim sobre a situação do coronavírus no município na manhã deste domingo (22). Segundo este boletim, agora são 146 os casos suspeitos em Cascavel.
Segundo o prefeito, Cascavel só não registrou nenhum caso ainda por que as medidas preventivas começaram cedo e têm sido enérgicas.
O município prevê grande pico no número de casos entre os dias 13 e 15 de abril. O alerta é para que a população reforce os cuidados nos próximos dias e se mantenha em casa.
Vacina contra gripe
A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) e vai até 9 de maio. Em Cascavel serão realizadas blitz de vacinação longe das UBSs. Os idosos poderão ser vacinados em frente ao Programa Municipal de Imunização, na Rua Presidente Kennedy, 2546 – Bairro Coqueiral, das 9h as 17h. Eles deverão ficar dentro dos carros. Clique aqui e confira os locais de vacinação.
Dengue
A Secretaria de Saúde também pede especial colaboração da população no que tange à dengue. O número de casos continua aumentando na cidade e igualmente preocupa o setor de saúde, apesar da prioridade agora ser conter o avanço do coronavírus. A recomendação é que as pessoas aproveitem o período que estão em casa para fazerem a limpeza dos quintais.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário