Brasil registra a primeira morte por causa do novo coronavírus

Foto: Carl de Souza/AFP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou nesta terça-feira (17) que foi registrada a primeira morte pelo novo coronavírus no Estado. É o primeiro registro de óbito pela doença no País. A vítima era um homem de 62 anos que apresentou os primeiros sintomas no último dia 10 e morreu nesta segunda-feira (16). 

O homem não tinha histórico de viagem e estava internado em um hospital privado desde o dia 14. Ele tinha diabete e hipertensão. O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, o infectologista David Uip, informou que a relação entre a doença e outros quatro óbitos que ocorreram na mesma rede de hospitais é investigada.

“A pandemia afetou, num primeiro momento, a rede privada. Isso já era esperado pelo perfil dos infectados. Não tem, neste momento, o número de pacientes graves porque estão em hospitais privados”, diz Uip. Ele explica que o ideal seria ampliar a realização de testes a todas as pessoas. No entanto, isso não é viável, justifica.

O secretário da saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira, explicou que 80% dos casos da covid-19 não precisam de internação hospitalar. Segundo Ferreira, quem vai para UTI teve alguma síndrome respiratória e precisa de respiradores.

O vírus que surgiu na China no fim do ano passado já chegou a mais de 120 países, registra mais de 168 mil infectados e 6,6 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde, que declarou a situação como pandemia.

O Brasil tem 234 casos confirmados que estão distribuídos por 15 Estados e o Distrito Federal, a maioria em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, o País tem 2.064 casos suspeitos e 1.624 análises foram descartadas.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *