“Mulher no volante, segurança constante”: abordagem educativa de trânsito antecipa o Dia da Mulher nas ruas

“Mulher no volante, segurança constante”. Com este slogan adaptado pelos agentes de trânsito da Cettrans/Transitar num trocadilho positivo ao irônico original que deprecia a presença do público feminino na convivência do trânsito – as equipes de educação e de fiscalização da Cettrans/Transitar, junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar – foram para a rua hoje (6) antecipar as comemorações alusivas ao Dia da Mulher em Cascavel. Durante uma hora de ação educativa por meio do Projeto Cidadão em Trânsito, os agentes abordaram cem condutoras de carros e motos na Rua São Paulo, no recuo de ônibus da Praça Wilson Joffre. O enfoque esteve em enaltecer o papel das motoristas e motociclistas, visando a um trânsito a cada dia mais humanizado, com o exemplo da mulher, considerada com base em estatísticas de trânsito brasileiras e no comportamento geral, mais cautelosas.

 “A data é lembrada no domingo, dia 8 de março, mas para nós a presença da mulher no trânsito deve ser enfatizada diariamente, pois ela – educadora nata -, tem a missão de ser exemplo. Normalmente são em maioria transportando crianças e adolescentes, que são condutores em formação desde a tenra idade. E o exemplo é a melhor forma de educar”, enfatizou a coordenadora do setor de Educação de Trânsito, Luciane de Moura.

Público feminino representa 25% das indenizações do DPVAT

Estatísticas apontam que de cada cem acidentes em vias públicas, em apenas 25% as mulheres ocasionaram a ocorrência. Um número que precisa ser enfatizado para que incentive ainda mais o cuidado na via, segundo Luciane. “As condutoras normalmente são mais cautelosas, respeitam mais a sinalização e as normas de trânsito e conduzem o veículo ou a moto com mais responsabilidade”, complementou Luciane.

Em 2019, mais de 353 mil indenizações foram pagas pelo DPVAT no Brasil, nos três tipos de coberturas: morte, invalidez permanente e reembolso de Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS). Esse número é 8% maior que o de 2018. Do total de pagamentos do ano passado, 67% foram para acidentes de trânsito que deixaram vítimas com algum tipo de sequela permanente: foram mais de 235 mil ocorrências nesta cobertura. Quando analisadas somente as indenizações por morte, foram mais de 40 mil em todo o Brasil.

Os números são do relatório anual 2019 da Seguradora Líder, que gerencia o DPVAT; o documento revela que de janeiro a dezembro de 2019, 75% de indenizações pagas pelo DPVAT foram para vítimas do sexo masculino, mantendo o mesmo comportamento dos anos anteriores. O mesmo relatório aponta que do total de indenizações pagas por morte em acidentes envolvendo motocicletas, 88% foram para vítimas do sexo masculino, ou seja, apenas 11% dos acidentes fatais com motociclistas envolvem mulheres. Para os casos de vítimas com sequelas permanentes, 79% das indenizações por acidentes com motocicletas também foram para vítimas do sexo masculino, enquanto as indenizações por acidentes com os demais veículos, pagas também para os homens, representaram 66%. Os números demonstram que a concentração de vítimas do sexo masculino é maior nos acidentes com motocicletas do que com os demais veículos.

No Paraná, o número de indenizações total chegou a 19.905 entre motoristas, passageiros e pedestres. Entre os motoristas, as mulheres representam 25% do total, contra 75% dos homens.

Em Cascavel, segundo relatório do Cotrans, em 2019 13,1% dos óbitos foram entre o público feminino, ou seja, 86,9% dos acidentes fatais envolveram homens.

Região sul lidera queda de indenizaçõesUm dado positivo para o público em geral é quanto à região Sul do Brasil, a única em que todos Estados a apresentar redução nos números totais de indenizações pagas em 2019 na comparação com 2018. Considerando todas as coberturas, o Rio Grande do Sul teve queda de 5,57%; o Paraná de 5,39% e Santa Catarina de 1,23%. Surpresa agradávelCondutoras abordadas nesta manhã (6) na blitz educativa ficaram surpresas com a ação. A grande maioria, ao ser parada, já apresentava a documentação com ar apreensivo. Em seguida, ao receber um cartão em homenagem à data, a parabenização e o reforço ao bom comportamento, abriam um sorriso de espanto.

”Fiquei muito surpresa, pois achei que fosse algo fiscalizatório. É uma ação muito positiva, que reforça a conscientização”, disse a autônoma Carlisse Dettmer.

A cabeleireira Rosangela Loss também ficou feliz em ter sido parada. “Adorei a surpresa, pois nos enaltece e nos valoriza. Acredito que a mulher precisa mesmo continuar sendo exemplo”.

Lohayne Mohanna, executiva de contas, também aprovou a iniciativa. “A cada dia mais a mulher ocupa um espaço maior na sociedade e nas ruas, então este exemplo é muito positivo”.

Fechamento da semana

A ação alusiva ao Dia da Mulher encerrou uma semana de várias atividades educativas da Cettrans/Transitar visando a um trânsito mais seguro e de convivência respeitosa entre todos os usuários das vias. O Cidadão em Trânsito enfocou o uso correto das rotatórias e, ainda, orientou pais, alunos e a comunidade escolar em instituições que estão recebendo faixas elevadas.

Próximas açõesDia 09/03 – 13h – Orientação Rua Segura para pais e comunidade, na Escola Neiva Ewald, Jardim Presidente;Dia 09/03 – 17h – Orientação Rua Segura para pais e comunidade, na Escola Neiva Ewald, Jardim Presidente;Dia 10/03 – 9h – Orientação na Rotatória da Rua Juscelino Kubitschek com Rua Pernambuco;Dia 10/03 – 13h30 – Rua Segura com os alunos da Escola Municipal Hermes Vezzaro, Bairro Santo Onofre;Dia 10/03 – 18h30 – Minicurso para Apenados por Crime de Trânsito, na Escola de Trânsito;Dia 11/03 – 7h30 – Orientação Rua Segura para pais e comunidade, na Escola Neiva Ewald, Jardim Presidente;Dia 11/03 -11h30 – Orientação Rua Segura para pais e comunidade, na Escola Neiva Ewald, Jardim Presidente;Dia 12/03 – 9h – Orientação na Rotatória da Rua Pernambuco com Rua Rui Barbosa;

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *