Empresários que têm acesso à carta de aval da Garantioeste, a Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná, contam com a vantagem de acesso a juros menores. Com o documento em mãos há redução de até 50% nas taxas em comparação com o que é praticado pelos bancos convencionais, informa o agente comercial da Garantioeste em Cascavel Érico Emílio Schulz.
A análise de crédito é feita a partir do momento em que o empresário deixa a documentação solicitada na unidade da garantidora. Ela então envia os documentos para a Central das Garantidoras do Brasil, em Toledo. Após realizar a análise financeira, verificando entre outras a capacidade da empresa, o comitê dá o aval para acesso à carta de crédito.
Qualquer empresa que tenha a partir de seis meses de constituição pode ter acesso à carta de aval, explica Érico. “Para ser atendido pela Garantioeste, basta vir até a Acic ou procurar o gerente das nossas instituições parceiras – Sicoob, Sicredi, Cresol, Fomento Paraná e BRDE, além de agentes de fomento do governo. Eles estão cientes da Garantioeste e encaminharão os empresários até nós”, diz o agente comercial.
O empresário não precisa ser associado à Acic para ter acesso aos serviços da Sociedade de Garantia de Crédito, mas caso seja possui uma vantagem na taxa de associação à Garantioeste. Para o microempresário, o benefício é ter alguém que o apoie e confie. Buscando diretamente o crédito em instituições financeiras, a taxa ofertada para o empresário é mais alta. A taxa média mensal, com o uso da carta de garantia fornecida pela SGC, fica a partir de 1% a. m., 50% inferior ao que é praticado pelo mercado convencional.
Começou em 2009
A Sociedade de Garantia de Crédito do Oeste do Paraná teve início em 2009, e operando em cidades da região já alcançou o status de maior do Brasil. A partir de um incentivo do Sebrae, que liderou todo o processo técnico de criação da SGC, o projeto foi executado pelas associações comerciais de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, contando com o apoio da Caciopar, Faciap e IDR-Oeste.
A garantidora tem por finalidade oferecer o serviço de carta de aval de crédito a micros, pequenas e médias empresas, liberando de R$ 5 mil a R$ 125 mil em suas operações – investimento, capital de giro e misto. “Queremos dar segurança adicional para os empresários, em contrapartida, conseguimos uma taxa de juros mais baixa para o cooperado da Garantioeste”, afirma Érico. A Garantioeste fica na Acic, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, localizada na rua Pernambuco, 1800 – Centro, em frente à Câmara de Vereadores. Outas informações pelo telefone (45) 3321-1465.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário