O ano de 2019 foi dos mais produtivos para a Associação Comercial e Industrial de Cascavel, que em abril de 2020 chega aos seus 60 anos de fundação. Com a posse da nova diretoria em maio passado e sob a presidência de Michel Vitor Alves Lopes, a Acic passou a priorizar etapas de elaboração de um novo planejamento estratégico que terá alcance no período de 2020 a 2024.
Michel informa que a Acic colheu, em 2019, frutos de anos de trabalho de suas diretorias, conquistas provenientes do trabalho conjunto com outras entidades empresariais, setor público e líderes dos mais diferentes segmentos organizados. Uma das primeiras conquistas foi o início de operações de aviões de grande porte no Aeroporto Municipal, que também está com obras do terminal de passageiros em estágio adiantado. “Uma cidade do porte de Cascavel, no centro de uma região como o Oeste do Paraná, precisa de uma boa estrutura aeroportuária”, segundo o presidente.
A nova diretoria faz ajustes no programa Empreender e, a partir do planejamento, quer fortalecer a sua presença no movimento associativista e virar uma referência em soluções empresariais de qualidade. “Os diretores, colaboradores e associados estão empenhados em fazer da Acic uma entidade ainda melhor. E tenho certeza que chegaremos lá”, diz o vice-presidente Genésio Pegoraro. Outra conquista foi a criação do Conselho de Núcleos do Empreender, que permite a coordenadores dos 54 grupos em atividade refletir e dar sugestões de como melhorar o Programa. E a mais recente foi o anúncio das obras de reestruturação do Trevo Cataratas, outra bandeira antiga e empunhada por muitas mãos.
2020
Para 2020, são metas da diretoria concluir o planejamento, melhorar atendimentos em todas as áreas e aproximar ainda mais a associação comercial do universo de 3,7 mil empresas que ela representa. Um dos pontos altos do ano, segundo Michel Lopes, serão as comemorações pelo aniversário de 60 anos da entidade, que será oficialmente comemorado em 4 de abril. “Todos estamos ansiosos, porque a Acic é a exata representação de todos que, ao longo dessas seis décadas, fizeram com que ela crescesse e se tornasse uma das mais atuantes entidades empresariais do Paraná”.
Brasil
Quanto ao Brasil, a avaliação da Acic é de que o ano de 2019 foi de início de um longo processo de recuperação e que deve alcançar os mais diversos setores ligados à vida pública. O presidente Jair Bolsonaro assumiu depois de 30 anos de governos de esquerda, que deixaram muitos problemas. O processo de reconstrução é lento, mas tem sido consistente. Os primeiros e mais expressivos ajustes ocorrem no campo econômico, com a queda da taxa de juros e retorno de investimentos e empregos. O crescimento do PIB deverá ficar em 1%, surpreendendo até os analistas mais otimistas.
Para 2020, estima-se que o País tenha crescimento econômico ainda maior, com mais empregos e gradual pacificação entre os brasileiros. A Acic é uma entidade que atua em favor da livre iniciativa, da legalidade e da defesa da unidade nacional. “Todos somos brasileiros e essa é a nossa casa. Nada justifica a separação que os governos passados tentaram impor, criando um cenário de enorme dificuldades e revanchismo. A expectativa é que, com união, humildade e sabedoria, todos tenhamos dias mais prósperos e felizes”, diz o presidente Michel Lopes.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário