Cônsul da Polônia visita Matelândia para homenagear patrono da ornitologia paranaense

Na foto, o pesquiador Chrostowski, o memorial construído em 1933 e como o local se encontra hoje, no interior do Parque Nacional do Iguaçu, em Matelândia

Esta segunda-feira (18) será marcada por um evento histórico importante na cidade de Matelândia, com a visita da cônsul geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska. A cônsul chega na região às 14h15 pelo aeroporto de Foz do Iguaçu O primeiro item em sua agenda é uma visita ao túmulo de Tadeusz Chrostowski, situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, em Matelândia. Este cientista, considerado o patrono da ornitologia paranaense, dedicou sua vida ao estudo das aves antes da sua morte em 1923, na localidade de Pinheirinho (então, Foz do Iguaçu), durante a terceira expedição ornitológica que fazia no Paraná.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

A cônsul será acompanhada por Maurício Dezordi, professor e historiador, que também está coordenando o projeto de reestruturação do monumento dedicado a Chrostowski, erguido inicialmente em 1933. O antigo monumento, uma iniciativa da comunidade polonesa no Paraná, atualmente está em ruínas, mas com o financiamento do consulado polonês e o apoio de várias instituições e voluntários locais, há planos robustos para sua renovação. Além disso, a cônsul também terá encontros programados com autoridades do Parque Nacional do Iguaçu e da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu.

Centenário da morte

Esta visita ocorre em um ano simbólico, marcando o centenário da morte do pesquisador. O novo “Memorial Tadeuz Chrostowski – Patrono da Ornitologia Paranaense” será edificado no exato local onde repousavam os restos mortais de Chrostowski. Dezordi, que localizou o sítio do túmulo entre 2020 e 2021 com base em relatos e no diário do cientista, lidera a construção do memorial, que utilizará elementos originais da estrutura anterior, incluindo pedaços da lápide original e pedras que ainda restam no local.

 pedaços da lápide original e pedras que ainda restam no local
 Pedaços da lápide original e pedras que ainda restam no local serão reaproveitados no novo memorial

O biógrafo de Chrostowski e pesquisador de ornitologia, Fernando Straube, ressalta a importância deste evento não apenas para o estado do Paraná, mas para a história global. “É um momento histórico de reconhecimento, respeito e ação pela memória de uma pessoa que dedicou tanto à nossa ciência”, afirmou. Straube reconhece a contribuição significativa de Chrostowski ao campo da ornitologia, particularmente através de sua extensa coletânea baseada em viagens realizadas entre 1910 e 1911, uma obra pioneira focada exclusivamente na avifauna do Paraná.

Chrostowski, que nasceu em 25 de outubro de 1878, em Kamionka, Polônia, é lembrado por seu compromisso incansável com a pesquisa da avifauna paranaense. Suas expedições científicas ao Paraná, ocorridas entre 1910 e 1923, forneceram uma riqueza de conhecimento inestimável no campo da ornitologia. 

A previsão é que o novo memorial seja erguido até novembro deste ano.

Placa marca a construção do novo memorial
Placa marca a construção do novo memorial

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *