Neva: “Revitalização da rua Pio XII é mais do que necessária para o crescimento do comércio”

O bairro Neva, que fica na região central de Cascavel, é conhecido pelo forte comércio e também pelo esporte, já que é sede do Ginásio Odilon Reinhardt, que sedia grandes eventos esportivos não só do estado, mas do país. Importantes vias de Cascavel cortam a localidade, como as ruas Cuiabá e Vitória e Manoel Ribas e Pio XII, sendo esta última a mais movimentada, contando com empreendimentos dos mais variados ramos, como supermercado de grande porte; bancos; laboratórios de exames de sangue; lojas, farmácias e postos de combustíveis. 

Visando o crescimento e a potencialização do empresariado local, a Associação de Moradores do Neva cobra melhorias na estrutura viária. “Uma demanda dos comerciantes é a revitalização da Pio XII, como ocorreu em outros bairros, como Santa Cruz e Cascavel Velho que ganharam a reurbanização das principais ruas e avenidas. Precisamos desta melhoria para valorizar ainda mais o comércio local, que concentra diversos tipos de produtos e serviços”, solicita o presidente Antonio Nogueira.

A universitária Lucianna Arruda se mudou para Cascavel em razão dos estudos e escolheu o Neva justamente pelo comércio forte e facilidade de acesso. Atualmente já faz cinco anos que a acadêmica de Medicina mora no bairro e não pretende trocar. “Tem pontos para melhorar sim, e a revitalização da Pio XII é muito necessária para ajudar a comunidade. Eu gosto muito do Neva, é um bairro próximo ao centro da cidade com uma diversidade de serviços enorme, que facilita a nossa vida. Além disso, o serviço de transporte público serve muito bem o bairro, o que me ajudou muito nos meus primeiros meses aqui em Cascavel”, afirma. “Sinto falta de mais opções de lazer no Neva, já que contamos apenas com a praça do ginásio. A população precisa de espaços de recreação”, diz.

O presidente do Neva concorda e ainda comenta a necessidade do ginásio ser aberto para a população. “Vemos que hoje o espaço está muito voltado apenas para o futsal profissional, é mais do que necessária a realização de atividades frequentes com a comunidade. Todos precisam de momentos de lazer e essa estrutura pode contribuir com isso”.

Há cinco anos no bairro, estudante Lucianna Arruda diz que faltam opções de lazer no Neva

 

Horta comunitária e feirinha 

O Neva se destaca com a Horta Comunitária, que integra o projeto Agricultura Urbana do programa Território Cidadão da Prefeitura de Cascavel. Desde 2018, a Associação de Moradores administra o terreno de quase oito mil metros quadrados, que fica no fim da rua Oswaldo Cruz, nas proximidades da Salgado Filho. A área pertence ao Município e produz diversas variedades de hortaliças. “A horta é o nosso orgulho, um projeto maravilhoso que ajuda muito a comunidade. São alimentos com excelente qualidade e preços competitivos. Os valores arrecadados são revertidos para a comunidade através da associação”, diz Antonio Nogueira. 

Outra ação que chama a atenção é a Feira do Produtor Urbano, realizada na área externa do Ginásio da Neva. No local, os moradores encontram verduras e legumes, frutas, bolos, bolachas, temperos, e caldo de cana. “Vamos realizar o evento todo sábado, estamos felizes com o movimento conquistado. A primeira edição foi em abril, pretendemos dar continuidade e envolver ainda mais a comunidade”, comenta.

Horta Comunitária tem 8 mil metros quadrados e é um orgulho do bairro

 

Feirinha do produtor acontece todos os sábados

 

Asfalto e mobilidade também são problema no Neva

A população do bairro Neva solicitou à reportagem que cobrasse o município quanto a qualidade da malha asfáltica, hoje cheia de buracos, que são facilmente encontrados em boa parte das vias da região. Outra solicitação é referente ao alargamento das ruas da Vila Tolentino. “É uma demanda antiga dos moradores, as vias precisam desta obra para melhorar o fluxo. Essa área é a que mais recebemos reclamações na associação, os motoristas cobram qualidade na malha viária, e não só do nosso bairro, mas de toda a cidade”, conta o presidente Antônio Nogueira. Próximo ao bairro Neva está o Trevo da Petrocon, que conta com marginais da BR-277, e vias de acesso aos bairros Neva, Parque São Paulo e 14 de Novembro que, em horários de pico, concentra um grande volume de veículos. Mudanças neste local para otimizar os deslocamentos também foram solicitadas pela comunidade e motoristas que trafegam na região.

População reclama das ruas cheias de buracos

“Precisamos de CMEI”

Assim como nos demais bairros apresentados nesta série de reportagens, o Neva também sofre com a falta de vagas nos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). “Estamos esperando com ansiedade o projeto para construção de uma nova unidade. A população está na expectativa para o CMEI ser erguido junto ao terreno da Horta Comunitária e com isso ampliar o número de vagas, contribuindo com as famílias”, espera o presidente do Neva, Antonio Nogueira.Indo para a área de segurança acontecem pequenos delitos que acabam por prejudicar a tranquilidade dos moradores e dos empresários. “Pensamos que a Guarda Municipal poderia intensificar o trabalho na região para tentar diminuir os números da criminalidade”, cobra.

Segundo Antonio Nogueira, presidente do bairro, destaca a ansiedade para a construção de uma nova unidade de CMEI

Respostas 

A Secretaria de Educação repassou que o Neva conta com as escolas municipais Nicanor Silveira Schumacher (328 alunos) e Rubens Lopes (335 alunos), e que ambas passaram por recente processo de reforma e revitalização por meio do programa Escola Feliz. O bairro também dispõe dos CMEIs Mundo Encantado e Aprisco (este mais próximo da região central, mas ainda nas imediações do Neva). “Há ainda o planejamento para a construção de um novo CMEI, a partir de parceria com o Governo do Estado, para atender a demanda do bairro”, afirma a nota. 

Em relação ao Ginásio da Neva, a Secretaria de Esportes informou que o espaço atende aos eventos oficiais; jogos escolares; campeonato municipal de futsal; eventos esportivos de diversas modalidades, como jogos universitários e taças das atléticas; e é usado também para treinamento das entidades que representam o município no esporte de rendimento através de chamamento público e ainda o time de futsal Feminino, o Stein Cascavel, e o time de futsal Masculino, o Adecca Cascavel Futsal. A pasta não falou sobre a abertura do ginásio para a comunidade como solicitado pela reportagem.

Sobre as vias urbanas, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) fará estudos da necessidade de alargamentos de ruas. “As obras dependem de recursos financeiros, normalmente de fontes externas: Governos Estadual, Federal e Bancos Internacionais”, comunicou. “O Plano de Mobilidade elaborou estudos de tráfego nos binários Manoel Ribas – Pio XII e Salgado Filho – Marechal Rondon, que apontaram a necessidade da criação de uma terceira faixa de tráfego, com a eliminação do estacionamento em um dos lados. Isto irá demandar uma urbanização parcial, não nos mesmos moldes da Xavantes e Tito Muffato, que passaram por alargamento da via, mas sim de uma sinalização totalmente nova. Então será praticamente uma obra de sinalização viária, com alguns ajustes de geometria viária nas esquinas devido a avanços do passeio sobre a via. A Transitar é responsável por definir se vai implantar e a data para isso ocorrer”, concluiu a nota. 

A Secretaria de Obras não respondeu sobre o que pode ser feito para melhorar o asfalto da região, assim como fez a Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), que não encaminhou retornos a nenhum dos questionamentos da reportagem relativos à mobilidade urbana do Neva. Vale destacar que a autarquia está há semanas sem atender o Preto no Branco, deixando continuamente a população sem respostas a temas de extrema importância para a comunidade.

 

Fonte: Silvio Matos

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *