Espigão Azul: estradas rurais e vias urbanas são o principal problema apontado pelos moradores

O distrito de Espigão Azul, localizado há aproximadamente 15 km do centro de Cascavel, representa cerca de 10% do VBP (Valor Bruto de Produção) do município. As principais atividades econômicas são ligadas aos grãos como soja, milho e trigo e ainda conta com avicultura, piscicultura e suinocultura. Um antigo avião da VASP, um Boeing 737, dá as boas-vindas a quem chega no distrito. Alguns dos problemas apontados pela Associação de Moradores estão ligados à situação das estradas rurais, bem como das vias urbanas.

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Conforme Julsemino Siebeneichler, vice-presidente da associação, a prefeitura precisa dar mais atenção à Espigão Azul. “As estradas necessitam de um cuidado especial. Até temos alguns trechos bons graças a parcerias como a da Itaipu, mas a maioria necessita de intervenção para melhorar”, diz. “Na área urbana é uma calamidade! Calçadas só temos envolta do posto de saúde e da subprefeitura. A estrutura viária é insuficiente para o tráfego local”, conta.

A situação só piora segundo Julsemino. “Precisamos de transporte coletivo para a cidade, pois vários profissionais moram aqui e trabalham em Cascavel, ou seja, se não tem transporte particular não trabalha. É preciso esse serviço, não só para o bem do meio ambiente, mas para a economia e auxílio aos moradores. Nosso distrito é um grande produtor agrícola, conta com avicultura e recentemente se instalou uma indústria de postes e estruturas metálicas, então precisamos de um olhar para nossas demandas”, cobra. 

Antigo Boing dá as boas-vindas aos visitantes

Saúde pública 

A dona de casa Juliane Cristina Gomes comenta as dificuldades com a área da Saúde. “Não temos transporte para realizar consultas ou outros procedimentos em Cascavel. Quem não tem carro é prejudicado, já que sem transporte não consegue acessar os serviços de saúde fora daqui”, afirma. Juliane mora na área rural do distrito e tem um filho autista. “Em Espigão Azul não tem nada para atender as necessidades do meu filho, tudo dependemos de Cascavel. Ele não faz as terapias regulares porque eu não tenho condições de ir à cidade com frequência”. 

Moradores reclamam que precisam deslocar para a sede para atendimento à saúde

 

Abandono

Juliane Cristina Gomes fala do sentimento da população. “A nossa sensação é de que estamos abandonados. Pelo que observamos do crescimento, logo o distrito estará emendado com Cascavel e aqui não evolui. Precisamos de mais atenção. Na escola mesmo, necessitamos de uma quadra esportiva para as crianças, precisamos de mais espaços de lazer”, comenta a moradora que está há cinco anos em Espigão Azul. “Eu gosto de morar aqui, mas precisamos de ajuda, como um asfalto melhor, calçadas e estradas rurais boas para escoar a safra”, solicita. 

A dona de casa Juliane Gomes disse que a sensação é de que estão ‘abandonados’

 

“As estradas são o nosso maior problema”

O casal formado por Éder Altenhofen, que é operador de prensa, e Rosiane Aparecida de Souza, dona de casa, chegou recentemente em Espigão Azul, mas já se deparou com o principal problema do distrito. “Como estão feias essas estradas. Quando chove, quase ninguém consegue passar e quando está sol a poeira que levanta acaba com as casas, vira uma sujeira só. Complicado vivemos assim, sem manutenções frequentes”, comenta Rosiane. A família reside no fim da parte urbana, já em uma área ligada ao rural, e vê diariamente o sufoco dos motoristas. “Na vila urbana precisa de recapeamento e asfaltamento urgentemente, e na área rural as estradas precisam de algum serviço rápido para ajudar os produtores. São muitos caminhões passando com a safra e também com os animais dos criadouros, que não tem outra opção senão usar essas vias. Queremos muito que a prefeitura dê uma solução”, cobra Éder. 

Éder Altenhofen, Rosiane Aparecida de Souza e o filho moram há pouco tempo no distrito e já descobriram as dificuldades por conta das estradas

 

Secretaria de Agricultura apresenta plano de ações para Espigão Azul 

Questionada pelo Preto no Branco sobre os problemas relatados nas estradas rurais, a Secretaria de Agricultura apresentou ações que já realizou e que realizará em Espigão Azul, como segue:

– Pavimentação asfáltica da Estrada Caça e Pesca (4,5 Km);

– Pavimentação asfáltica em TST, num total de 2,5 Km da PR-180 sentido LAR/Globoaves;

– Pavimentação poliédrica (pedras Irregulares) na estrada que liga o distrito até a PR-180 próximo da Colônia Melissa (6 Km);

– Construção de uma nova ponte em alvenaria e concreto sobre o rio Melissa, nas dimensões e características que atenderam a uma reivindicação de mais de 20 anos dos moradores;

– Alargamento da ponte sobre o rio Boi Picuá, obra em alvenaria e concreto, no sentido de possibilitar o tráfego de máquinas e implementos agrícolas modernos e de grande porte;

– Manutenção e pavimentação com pedra brita na estrada que faz divisa com Tupãssi, numa extensão de 6 km;

– Obras de manutenção e pavimentação com material fresado, numa extensão de 3 Km em estrada municipal nas imediações da Colônia Melissa.

Ainda será efetivada a adequação e cascalhamento na estrada que liga a PR-180 a BR-369, numa extensão total de 8 km; e a construção da Ponte Nova em alvenaria e concreto na PR-180. “O trabalho de manutenção e conservação das estradas rurais no município é realizado com os serviços de patrolamento; limpeza; compactação do pavimento; aplicação de cascalho; reformas de bueiros; dentre outros, sendo priorizadas as estradas de escoamento a produção rural e ainda o transporte escolar, de acordo com as disponibilidades de máquinas, equipamentos e mão de obra da pasta e também a prioridade ou urgência do problema apresentado”, afirmou a Secretaria de Agricultura de Cascavel.

Aterro sanitário na reta final da vida útil 

Em Espigão Azul está localizado o Aterro Municipal de Cascavel, que recebe o lixo orgânico de toda a cidade. Conforme a Secretaria de Meio Ambiente, desde a última desapropriação de área no ano de 2010, já foram construídas dez das 12 trincheiras destinadas para o depósito dos resíduos. “Considerando a área em operação e a construção das próximas duas trincheiras, estima-se que o aterro sanitário tenha uma vida útil de até 4 anos”, afirmou a nota. 

Usina solar fotovoltaica 

No aterro sanitário está em construção uma usina solar fotovoltaica, que deve gerar a energia que vai abastecer os 15 ônibus elétricos do transporte público de Cascavel. A planta está localizada sobre uma célula do aterro desativada há mais de 12 anos. O investimento é de R$ 12.8 milhões. Segundo a Secretaria de Obras, a empresa ganhadora da licitação está executando as bases de sustentação dos módulos dos painéis, que é a parte mais demorada. O prazo contratual vence em 01º de junho para a instalação dos módulos, inversores e transformadores. Dois ônibus elétricos articulados, com 18 metros de comprimento, devem começar a circular em Cascavel no próximo dia 01º de maio, já sobre os demais 13 veículos do tipo básico, a Transitar (Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Cidadania), não respondeu. 

Usina solar em construção deverá gerar energia para abastecer os ônibus elétricos do transporte coletivo

 

Guarda Municipal 

A GMC (Guarda Municipal de Cascavel) informou que segue realizando rondas na região de Espigão Azul, atendendo a população. Até o dia 16 deste mês, três ocorrências de maior relevância ocorreram, dentre elas uma de violência doméstica. Em 2023 foram registrados dois furtos e um mandado de prisão pela GMC. Os moradores podem acionar o serviço pelo telefone 153.

Escola pode ganhar quadra esportiva 

A Escola Municipal do Campo José de Alencar, que atende 42 alunos em Espigão Azul, deve ganhar uma quadra esportiva, solicitação antiga dos moradores do distrito. “Existe projeto cadastrado junto ao Governo Federal para construção de uma quadra coberta. O processo está em análise e quando aprovado, permitirá a construção com recursos federais e com contrapartida do município”, repassou a pasta. “Nesta unidade escolar os alunos que residem a mais de 2.000 metros do local podem contar com o serviço de transporte escolar gratuito”, afirmou. 

O distrito não conta com um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil). A Secretaria de Educação comunicou que os pais podem matricular, tendo vagas disponíveis, os filhos em uma unidade urbana de Cascavel. “As crianças nesta faixa etária, caso a família tenha a possibilidade de realizar o transporte, podem ser matriculadas em uma unidade escolar urbana (neste caso não há transporte escolar, pois conforme a Resolução 777 de 2013, o serviço é oferecido para crianças matriculadas a partir do Infantil 4). Mesmo assim, Cascavel é pioneira por ser um dos poucos municípios que contam com um CMEI do Campo, como o localizado em Rio do Salto”.

Secretaria de Saúde: “Não foi solicitado transporte”

Sobre a situação relatada pela dona de casa Juliane Cristina Gomes, a Secretaria de Saúde respondeu que em algumas situações, quando possível, a pasta realiza o transporte de pacientes do distrito para Cascavel e vice-versa. Em relação ao filho autista da moradora, que não consegue realizar as sessões de terapia, a secretaria repassou que “não houve solicitação para o transporte do referido paciente”. A Unidade de Saúde de Espigão Azul recebeu um carro, que está no local para auxiliar no transporte dos servidores durante as rotinas de visitas domiciliares.

Sem respostas 

A Secretaria de Obras não respondeu se existem ou não planos de pavimentação, recuperação ou recapeamento das vias urbanas de Espigão Azul, já o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) foi questionado em relação à falta de calçadas no distrito, mas não encaminhou nenhum retorno até o fechamento desta reportagem.

 

Fonte: Silvio Matos

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