O engenheiro mecânico Élvio de Souza, que cursou de Engenharia Mecânica no Centro Universitário de Cascavel – Univel, desenvolveu em seu projeto de conclusão de curso uma bancada para auxiliar os acadêmicos a estudar e entender na prática como funciona os ciclos de refrigeração por expansão. A concepção inicial do seu projeto foi pensada em 2020 e em 2021 “coloquei as mãos na massa”, afirma Élvio.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Com esse trabalho Élvio ficou entre os melhores do CREA/PR. O TCC objetivou dimensionar, fabricar e analisar uma bancada didática para estudo de ciclo de refrigeração por expansão que utiliza R-134a como fluido refrigerante.
A bancada apresenta os cinco componentes básicos necessários para que o processo de refrigeração por expansão aconteça: evaporador, compressor, condensador, filtro, secador e sistema de expansão. O profissional esclarece que além de poder visualizar estes componentes em funcionamento em uma bancada ergonômico, o uso de manômetros, termopares e rotâmetro permitirá a coleta das pressões, temperaturas e vazão do ciclo, informações que poderão ser utilizadas para comparar com dados da teoria. Ele comenta que quando desenvolveu a bancada não tinha ideia que o trabalho seria premiado.
A bancada está sendo utilizada pelos acadêmicos. Segundo Élvio, com ela os alunos podem vivenciar a profissão, na prática.
É o que ressalta o coordenador de engenharia mecânica, Eliseu Zanella Junior. “O projeto é muito importante, pois a bancada está sendo usada como objeto de estudo dos outros alunos que participam da disciplina de refrigeração e máquinas térmicas. Eles podem vivenciar na prática como funcionam determinados componentes. Isso é ótimo, porque quando eles forem para o mercado de trabalho esses alunos já terão experiência de como é o funcionamento de um pequeno sistema de refrigeração”, ressalta Eliseu.
No começo do mês de dezembro Élvio esteve em Toledo e recebeu a premiação de primeiro lugar na modalidade mecânica. Segundo o coordenador, o prêmio mostra que a Univel está oferecendo ensino de qualidade aos alunos “Essa premiação mostra que o nosso trabalho é bom, está sendo levado a sério, mas sempre devemos melhorar para tentarmos repetir esse êxito em 2023”, acrescenta Eliseu.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário