Terminam hoje (5) as inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o segundo semestre deste ano. O prazo começou na última segunda-feira (1°) e encerraria ontem (4), mas foi prorrogado por mais um dia. Os estudantes interessados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior .
O resultado da primeira chamada sai no dia 9 de agosto e as matrículas deverão ser realizadas entre 9 e 17 de agosto. Já o resultado da segunda chamada será divulgado em 22 de agosto, com matrículas entre 22 e 31 de agosto.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a partir dessa edição, em substituição à divulgação da informação da nota de corte, será divulgada a classificação parcial de cada candidato. O último ranqueamento será divulgado hoje. Com isso o candidato vai poder conferir mais uma vez a sua posição em relação aos seus concorrentes, que são aqueles que selecionaram as mesmas opções de inscrição que ele.
Para aqueles que não forem selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar o interesse nos dias 5 e 6 de setembro. A divulgação do resultado da lista de espera sai no dia 9 de setembro e as matrículas deverão ser realizadas entre 10 e 16 de setembro.
O que é o ProUni
O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, mais de 190 mil bolsas serão ofertadas.
É preciso que o candidato tenha feito as edições de 2021 ou de 2020, ou ambas, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Outra exigência é a de não ter participado do Enem na condição de treineiro. Será considerada a edição do Enem com a melhor média de notas.
Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
O público-alvo do programa é o estudante sem diploma de nível superior. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa exclusiva para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.
Ouça também na Radioagência

Lenda das pistas, Pedro Muffato encerra carreira com triunfo emocionante na Fórmula Truck
Aos 83 anos, ícone do automobilismo nacional venceu a etapa de despedida em sua cidade natal, coroando uma carreira de mais de cinco décadas com uma corrida memorável diante de 35 mil pessoas.

FC Cascavel vence fora de casa e embala na Série D do Brasileirão
Com gol do jovem Lucas Belém, equipe conquista segunda vitória consecutiva e entra na briga por vaga à próxima fase

Biopark de Toledo oficializa doação de área para curso de Medicina da UFPR
Prefeitura de Toledo cedeu a primeira sede, que permitiu a instalação do curso em 2016; prefeito Mario Costenaro destacou a importância da parceria

Cascavel corre risco de perder recursos do Fundeb em 2026, alerta Tribunal de Contas
Outros quatro municípios do Oeste do Paraná também estão na lista por falhas no envio de dados contábeis e educacionais

Escola da Transparência conquista segundo lugar estadual na Olimpíada de Matemática
A competição, promovida pela plataforma Matific, tem alcance internacional e mobiliza estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em uma jornada lúdica de aprendizagem matemática.
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário