O esporte brasileiro viveu uma noite de gala na última quinta-feira (2) com a entrega, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, do Prêmio Brasil Olímpico, que coroou os melhores atletas e treinadores do país na última temporada. E os destaques da cerimônia foram a ginasta Rebeca Andrade e o corredor Alison dos Santos, escolhidos como melhores atletas, respectivamente, no feminino e no masculino.
Dona de duas medalhas olímpicas (uma de ouro no salto e uma de prata no individual geral) nos Jogos de Tóquio, a atleta do Flamengo teve um 2022 mágico, com a conquista de um ouro no individual geral e um bronze no solo no Mundial de Ginástica Artística disputado em Liverpool (Inglaterra).
“É um orgulho representar a ginástica e o Brasil pelo mundo. Agradeço a toda equipe que esteve sempre ao meu lado para que voltasse em todas as vezes, realizar meus sonhos e objetivos após cada lesão, e ao Chico, meu treinador, que nunca largou minha mão. Ele é quase um pai para mim. Se não fosse por ele, não estaria aqui hoje”, declarou Rebeca.
OS MELHORES ATLETAS DE 2022 ???????????????? Alison dos Santos???? Rebeca AndradeDe conquistas essa dupla entende bem, né? Parabéns, campeões!!! ???? pic.twitter.com/upddSqBWkU
— Time Brasil (@timebrasil) February 3, 2023
Assim como a ginasta, Alison dos Santos conquistou o mundo, mas nos 400 metros com barreiras. Piu, como o atleta é conhecido, alcançou o feito nos Estados Unidos em prova na qual superou o detentor do recorde mundial Karsten Warholm. Além disso, o paulista garantiu, de forma invicta, o título da temporada 2022 da Diamond League (Liga Diamante), principal circuito de provas do atletismo do planeta.
“Aqui estão os melhores entre os melhores. Parabenizo a todos que participaram disso comigo e fizeram parte da minha trajetória. Agradeço a todos os meus patrocinadores. Esse resultado é muito importante como atleta, de encontrar alguém na rua e ouvir que sou inspiração para pessoas, mesmo das que não praticam esportes, mas que me admiram e cresceram na vida depois de verem algo meu. Faço isso com orgulho, com vontade, vale a pena. Somos brasileiros e podemos conquistar o que a quisermos”, afirmou.
Outro prêmio de grande significado foi o recebido pela ex-atleta Daiane dos Santos, que recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, concedido a alguém que represente os valores que marcaram a carreira e a vida do bicampeão olímpico no salto triplo, como ética, eficiência técnica e física, esportividade, respeito ao próximo, companheirismo e espírito coletivo.
Esta é a Dona Magda, mãe de Daiane dos Santos ???????????Com o ????? enquanto a filha discursava e recebia homenagem no Prêmio Brasil Olímpico.???? Luiza Moraes/COB pic.twitter.com/pSKB1qnr75
— Time Brasil (@timebrasil) February 3, 2023
Além da honraria, Daiane recebeu uma grande homenagem de Rebeca Andrade, que afirmou que a ex-ginasta sempre foi uma referência para ela. “É incrível ser uma pessoa que motiva e que incentiva. E ouvir disso de uma menina que representa tudo o que a Rebeca representa é maravilhoso. É muito bom ouvir. Mas o melhor é ver ela lá”, declarou Daiane.
Os amantes do esporte participaram da celebração escolhendo o vencedor do prêmio Atleta da Torcida, que foi para o mesatenista Hugo Calderano. Além disso, o Prêmio Brasil Olímpico coroou os destaques de cada modalidade olímpica no ano de 2022.
Destaques por modalidade:
Águas Abertas – Ana Marcela CunhaAtletismo – Alison dos SantosBadminton – Ygor CoelhoBasquete 3×3 – Vitória MarcelinoBasquete 5×5 – Bruno CabocloBoliche – Stephanie Migliore Dubbio Martins e Roberta Camargo RodriguesBoxe – Beatriz FerreiraBreaking – Luan dos SantosCanoagem Slalom – Ana Sátila VargasCanoagem Velocidade – Isaquias QueirozCiclismo BMX Freestyle – Gustavo de OliveiraCiclismo BMX Racing – Paola Reis SantosCiclismo Estrada – Ana Vitoria MagalhaesCiclismo Mountain Bike – Henrique AvanciniCiclismo Pista – Alice de MeloDesportos na Neve – Jaqueline MourãoDesportos no Gelo – Nicole SilveiraEscalada Esportiva – Anja KöhlerEsgrima – Nathalie MoellhausenEsqui Aquático – Felipe Simioni NevesFutebol – RicharlisonGinástica Artística – Rebeca AndradeGinástica de Trampolim – Alice Hellem GomesGinástica Rítmica – Geovanna Santos da SilvaGolfe – Frederico Biondi FigueiredoHandebol – Bruna Aparecida de PaulaHipismo Adestramento – João Victor OlivaHipismo CCE – Carlos Eduardo RamadamHipismo Saltos – Marlon ZanotelliHóquei sobre Grama – Arthur de AzevedoJudô – Mayra AguiarKaratê – Douglas BroseLevantamento de Peso – Laura AmaroNatação – Guilherme CostaNado Artístico – Laura MiccuciPatinação Artística – Bianca Corteze AmeixeiroPatinação Velocidade – Guilherme Abel RochaPentatlo Moderno – Isabela de AbreuPolo Aquático – Letícia BelorioRemo – Beatriz CardosoRugby – Luiza CamposSaltos Ornamentais – Ingrid de OliveiraSkate – Rayssa LealSquash – Laura Souza Bezerra da SilvaSurfe – Filipe ToledoTaekwondo – Milena TitoneliTênis – Beatriz HaddadTênis de Mesa – Hugo CalderanoTiro com Arco – Marcus Vinicius D’AlmeidaTiro Esportivo – Geovana MeyerTriatlo – Luisa DuarteVela – Martine Grael e Kahena KunzeVôlei de Praia – Duda Lisboa – Ana PatriciaVoleibol – Gabriela GuimarãesWrestling – Laís Nunes
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário