Simpósio em Cascavel discute desafios e práticas na organização de urgências e emergências

Regulação de leitos, política nacional de urgências e emergências, além de princípios de atendimento, são alguns dos temas discutidos no simpósio aberto na manhã desta quinta-feira (19), no Centro de Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais de Cascavel (Ceavel). No período da tarde, serão oferecidas oficinas temáticas focadas nos atendimentos psiquiátricos, pediátricos, ortopédicos e cardiorrespiratórios.

O Simpósio das Urgências e Emergências: Práticas e Desafios reúne profissionais da saúde, com a primeira palestra proferida pela ex-secretária de Saúde de Curitiba e deputada estadual, Marcia Huçulak.

O secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, destacou que o evento conta com a participação de profissionais da área que atuam tanto no município quanto no Consamu.

“A pandemia desestruturou todo o sistema de saúde, tanto no Brasil quanto no mundo, e em Cascavel não foi diferente. Porém, reestruturamos essa questão, melhoramos a atenção primária, cobrimos 100% do município com atenção primária e fizemos grandes avanços nos atendimentos de emergência. É claro que na saúde jamais chegaremos ao ideal, mas essas pessoas sabem que seguramente têm atendimento,” ressaltou o secretário.

Rubens Griep, diretor da 10ª Regional de Saúde, destacou que o evento debate a organização da rede de urgências e emergências e como ela se integra aos demais pontos de atenção.

“Quando tratamos de urgência e emergência, sempre abordamos um tema delicado, pois estamos falando dos limites da vida das pessoas. O município de Cascavel possui uma estrutura formidável, com vários recursos pré-hospitalares, como o Siate e o Samu. Temos três unidades de pronto atendimento que integram essa rede, em conjunto com os prontos-socorros dos nossos hospitais de referência. Esta qualificação, promovida pelo Município de Cascavel, é direcionada justamente aos trabalhadores que estão no dia a dia dos plantões, atendendo pacientes em situações de urgência e integrando essa rede de cuidados,” enfatizou Griep.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *