Em seu sexto torneio de nível ATP, o rondonense Thiago Wild já conseguiu atingir a final, numa das maiores façanhas do tênis nacional masculino. O jogador de 19 anos e atual 182º do mundo superou com autoridade o experiente Renzo Olivo, argentino que já esteve no top 80, por 6/1 e 6/3, após 89 minutos.
Thiago é assim o primeiro brasileiro a disputar uma final de nível ATP desde que Thomaz Bellucci foi vice em Houston, em abril de 2017. O canhoto paulista também foi o último jogador nacional a ganhar um título dessa categoria, em 2015, no saibro de Genebra.
Mais significativo, Wild se torna o mais jovem brasileiro a chegar numa final desse nível, superando feitos de Gustavo Kuerten, então com 20, e de Jaime Oncins e Thomaz Bellucci, aos 21.
Seu adversário na final deste domingo será o norueguês Casper Ruud, dois anos mais velho e 38º do ranking nesta semana. Campeão de Buenos Aires há duas semanas, Ruud superou neste sábado o canhoto espanhol Albert Ramos, por 7/6 (7-5) e 6/2.
Em toda a Era Profissional, apenas oito jogadores nacionais conquistaram um título de ATP ou superior: Thomaz Koch, Carlos Kirmayr, Luiz Mattar, Jaime Oncins, Fernando Meligeni, Gustavo Kuerten, Ricardo Mello e Thomaz Bellucci.
Com os 150 pontos já garantidos em Santiago, Wild aparecerá pelo menos no 131º posto do ranking nesta segunda-feira, num salto de 51 postos. Em caso de título, será o número 113 e começará a ter chances de entrar diretamente em Roland Garros. Para tanto, precisará acrescentar cerca de 100 pontos até a primeira semana de abril.
O tenista nascido em Marechal Cândido Rondont concorre ao prêmio de US$ 101.285 pontos. Como finalista, já embolsou US$ 56.065.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário