A batalha dos podcasts, a novidade desta campanha

Lula e Bolsonaro nos podcasts

Os marqueteiros que cuidam da campanha dos candidatos em 2022, especialmente à Presidência da República, encontraram nos podcasts de entrevista um instrumento poderoso para a projeção. Nos programas os candidatos podem falar à vontade e sem restrições da legislação eleitoral, que não prevê nenhuma norma que regulamente esses canais de YouTube. A lei eleitoral é antiga, fala de rádio e TV.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

As emissoras de rádios e televisão são concessões públicas e precisam cumprir regras restritas durante o período eleitoral e o tempo dado a cada candidato precisa ser o mesmo oferecido aos adversários. Nos podcast não tem nada disso, por isso o formato de podcasts de entrevista surge como a principal novidade para a eleição deste ano.

Bolsonaro bate recordes

Se na eleição de 2018 Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu a todos os adversários fazendo uma campanha nas redes sociais e grupos de WhatsApp, agora visivelmente ele já larga na frente na audiência dos podcasts. Na segunda-feira (8) ele bateu recordes no Flow Podcast e hoje superou de longe Lula em lives praticamente simultâneas. 

No Flow Podcast, na segunda, Bolsonaro atingiu o pico de 573 mil espectadores simultâneos, recorde do programa, e superou a audiência da participação do ex-presidente Lula (PT) em outro podcast, o Podpah, em dezembro de 2021, com um pico de 292 mil espectadores simultâneos.

O programa com Bolsonaro ainda quebrou outros dois recordes: o mais longo tempo de gravação já feito pelo Flow, com 5 horas de duração, o de maior número de visualizações absolutas com mais de 13.5 milhões, até às 16h deste sábado. Nos três anos de existência do canal Flow, até então o vídeo mais assistido foi a entrevista com o humorista Danilo Gentili, realizada há mais de um ano e que acumula mais de 10.1 milhões de visualizações.

Bolsonaro gostou da repercussão e neste sábado (13) concedeu entrevista ao jornalista Rica Perrone no programa Cara a Tapa, também no YouTube. A transmissão atingiu o pico de 454 mil acessos simultâneos e até às 16 horas havia alcançado 2,5 milhões de visualizações.

Mais ou menos no mesmo horário Lula participou de uma live com o deputado André Janones (Avante-MG). A conversa foi transmitida ao vivo pelo YouTube do petista e pelo Facebook de Janones. Até as 16h, havia sido assistida nas duas plataformas por 518 mil pessoas.

Troca de acusações

Se o formato é novo, o discurso é velho. Bolsonaro e Lula ainda não ficaram frente a frente, mas decidiram antecipar aquilo que poderia ser o confronto entre eles em um debate eleitoral. Decidiram subir o tom mutuamente, com ataques nos quais procuram desqualificar-se um ao outro. E têm aproveitado os podcasts para trocarem golpes abaixo da linha da cintura.

No Flow Podcast, Bolsonaro comparou Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, a uma aliança entre “Marcola e Beira-Mar se unindo para combater o narcotráfico no Brasil”.

Já Lula, tachou o presidente de “mentiroso”, de ter um comportamento anti-democrático e de ser amigo de milicianos.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *