A declaração histórica de Eduardo Leite na sua posse: “Alguém de verdade”

Eduardo Leite chega para a posse ao lado do namorado Thalis Bolzan

Neste dia 1º de janeiro, 27 governadores tomaram posse pelos estados do Brasil afora. Mas, veio do Rio Grande do Sul, um dos estados mais conservadores do Brasil, a fala que roubou a cena. Um homem gay se declarou para seu amado, em pleno Palácio Piratini. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

O primeiro governador reeleito da história gaúcha, Eduardo Leite (PSDB), fazia seu discurso de posse. Ele olhou para os pais, a quem agradeceu pelo apoio na vida pública, e então virou a cabeça um pouquinho mais adiante. Ali estava sentado o destinatário da mensagem, a quem chamou de amor: o médico Thalis Bolzan, do Espírito Santo. 

Tímido, o jovem sorriu e abraçou a mãe do namorado, Dona Lica, com um sorriso largo de quem sabia que o filho estava fazendo história.

Leite nunca escondeu ser homossexual. Mas na cerimônia de posse ele foi muito além. Falou sobre o namorado como alguém que admira pelo cuidado com as pessoas, em especial com as crianças. 

“O Rio Grande do Sul não tem uma primeira-dama. Mas tem alguém que é de verdade”, disse.

Foi aplaudido de pé.

Mas, a fala de Eduardo Leite merece muito mais do que aplausos. Você pode até não concordar com as políticas do seu governo, porém, acima das divergências, é preciso reconhecer a importância do gesto, que transcende a esfera individual.

Trata-se de um gesto que demonstra a um grupo historicamente alvo de muito preconceito que há espaço de cidadania para todos. Um desses espaços é a cadeira de governador do Rio Grande do Sul.

Veja o vídeo:

Um momento histórico no Palácio Piratini: Eduardo Leite agradece ao companheiro Thalis Bolzan e fala sobre o namorado como alguém que admira pelo cuidado com as pessoas. “O Rio Grande do Sul não tem uma primeira-dama. Mas tem alguém que é de verdade”.Foi aplaudido de pé. pic.twitter.com/JcEe9IO4n6

— Kelly Matos (@kellymatos) January 1, 2023

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *