Faltando seis dias para o segundo turno das eleições, três institutos divulgaram novas pesquisas sobre a corrida presidencial: AtlasIntel, Brasmarket e Ipec (antigo Ibope).
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
Dois levantamentos apresentaram dados semelhantes, apontando vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto um outro indica vantagem contrária, com a liderança do presidente Jair Bolsonaro (PL). Veja os números e observe as notas da redação sobre o desempenho dos respectivos institutos no primeiro turno.
Instituto Atlas
Votos totais:
- Lula – 52%
- Bolsonaro – 46,2%
- Branco/nulo/indeciso – 1,8%
Votos válidos:
- Lula– 53%
- Bolsonaro– 47%
A pesquisa do Instituto Atlas entrevistou 4,5 mil eleitores do país via questionário estruturado na web, entre os dias 18 e 22 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06415/2022.
Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 27 de setembro, cinco dias antes do primeiro turno das eleições, o Instituto Atlas mostrava que Lula tinha 48,3% das intenções de votos totais (contabilizando brancos, nulos e indecisos) e que Bolsonaro tinha 41%. A margem de erro era de 1 ponto percentual. O resultado apurado nas urnas revelou o seguinte cenário: Lula fez 48,43% dos votos válidos e Bolsonaro, 43,2%. O instituto foi um dos que mais se aproximou do resultado das urnas, embora pouco mais de dois pontos fora da margem de erro para o candidato à reeleição.
Brasmarket
Votos totais:
- Bolsonaro – 47,7%
- Lula – 41,8%
- Nulo/branco/nenhum – 5,2%
- Não sabe/não respondeu – 2,9%
- Não vai votar – 2,5%
Votos válidos:
- Bolsonaro – 53,3%
- Lula – 46,7%
A Brasmarket realizou a pesquisa com recursos próprios. Foram entrevistados 2.400 eleitores em todo o país entre 19 e 23 de outubro, por telefone. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-08487/2022.
Nota da redação: No primeiro turno, a Brasmarket apresentou a maior divergência entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 30 de setembro, dois dias antes das eleições, o instituto mostrava que Bolsonaro tinha 45,4% das intenções de votos válidos, e que Lula tinha 30,9%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário bem diferente para Lula, que fez 48,43% dos votos válidos – muito distante da margem de erro alegada. Bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos.
Ipec (antigo Ibope)
Votos totais:
- Lula – 50%
- Bolsonaro – 43%
- Nulo/branco/nenhum – 5%
- Não sabe/não respondeu – 2%
Votos válidos:
- Lula – 54%
- Bolsonaro – 46%
A pesquisa encomendada pela TV Globo ao Ipec entrevistou 3.008 eleitores do país, entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o protocolo BR-06043/2022 .
Nota da redação: No primeiro turno, o Ipec apresentou divergência importante entre a pesquisa e o resultado apurado nas urnas. Em pesquisa divulgada no dia 1º, véspera das eleições, o instituto mostrava que Lula tinha 51% das intenções de votos válidos, e que Bolsonaro tinha 37%. A margem de erro era de dois pontos percentuais. O resultado apurado nas urnas revelou um cenário diferente para o candidato Bolsonaro, que fez 43,2% dos votos válidos no domingo (2) – bastante distante da margem de erro alegada. Lula obteve 48,43% dos votos.
Fonte: Fonte não encontrada
Deixe um comentário