A Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná – ACAMOP busca fortalecer as lutas políticas dos municípios da região e preparar o vereador para que ele tenha um mandato mais atuante e representativo para a população. Nestes últimos dois anos, a associação regularizou as contas, aumentou o número de câmaras filiadas e retornou às atividades, com a promoção de encontros, eventos e ações que a recolocaram no cenário político no estado do Paraná.
PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI
O presidente da associação, vereador Jorge Rieger, se mostrou satisfeito com as ações do ano de 2022 e acredita que a região mostrou sua força. “Sempre acreditei que o sucesso e os objetivos em comum são possíveis através da união de forças. E nada foi diferente nesse ano que se finda, pois a ACAMOP, buscou a união da região para termos força política junto ao governo Estadual e Federal, fortalecer o legislativo municipal e levantar bandeiras demonstrando e reivindicando os anseios de todos os munícipes”, comenta.
A luta por um sistema de saúde de qualidade entrou na pauta da ACAMOP na gestão que se iniciou em 2021. Para a promoção do debate foi criado o Conselho de Saúde da instituição, que organizou no mês de setembro do ano passado uma reunião que discutiu a instalação do Centro de Cirurgias Programadas no Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP. O movimento contou com a participação de representantes de todos os municípios da região. O vereador Edson Souza, tesoureiro da ACAMOP, destaca a ação da associação na luta pela Saúde. “Montamos o Conselho de Saúde para discutirmos as grandes questões da nossa região. As cirurgias eletivas são um gargalo e precisam ser resolvidas, por isso a ACAMOP faz parte dessa discussão e busca soluções para esse empecilho que prejudica a vida da nossa população”, enfatiza.
A entidade marcou presença nas discussões sobre as rodovias paranaenses. Na questão do pedágio, a associação se posicionou fortemente contrária à implementação das novas praças previstas para a Região Oeste. Além disso, a ACAMOP organizou um manifesto em frente à prefeitura do município de Lindoeste, para pedir a retomada das obras de duplicação da BR-163, ação que envolveu os legisladores dos municípios de Santa Tereza do Oeste, Capitão Leônidas Marques e Lindoeste, cidades que se beneficiariam diretamente com a continuidade das obras na rodovia que, até então, estavam paradas. O movimento contou com faixas, cartazes e distribuição de panfletos para a população.
Com o intuito de preparar os vereadores da região para um melhor exercício do mandato, a ACAMOP organizou em agosto o Encontro Sul Brasileiro de Vereadores e o Encontro Nacional da Mulher Vereadora. O evento contou com palestras de Secretários de Estado, Prefeitos e especialistas nas áreas de administração, comunicação e direito. A valorização da mulher na atuação política também é uma das pautas da associação. Entre os 510 vereadores da região, 98 são mulheres e a ACAMOP trabalha para que esse número seja ainda maior. Além disso, encontros em Toledo e na cidade de Céu Azul também foram realizados.
Durante todo o ano foram mais de sete encontros e cursos que capacitaram os vereadores nas áreas de comunicação, planejamento, finanças, fiscalização tributária e gestão. Tendo em vista o sucesso dessas ações, a instituição planeja um ano de 2023 com ainda mais ações que fortaleçam as pautas da Região Oeste do Paraná.
Fonte: João Vitor Marochi de Oliveira/Assessor de Imprensa da ACAMOP
Deixe um comentário