Nem o mais otimista entre os 51 fundadores poderia imaginar que a Acic cresceria tanto e daria tantas contribuições à classe empresarial e ao processo de desenvolvimento socioeconômico de Cascavel. É isso o que um dos presidentes mais ilustres da entidade, Hylo Bresolin (in memorian), costumava dizer quando perguntado sobre a importância da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
A entidade, uma das primeiras da região Oeste e uma das mais antigas do Paraná, vai comemorar os seus 60 anos de fundação no dia 4 de abril. Para marcar a data, que é das mais relevantes a todos que participaram ou participam da história da associação, uma programação especial será realizada. O presidente Michel Lopes, de olho no peso da data para a entidade, orientou para a criação de uma comissão que já se reúne para definir aspectos das festividades.
O auge das comemorações será na noite do dia 3 de abril, no salão social do Tuiuti Esporte Clube, com a presença de autoridades, ex-presidentes, diretores, associados e colaboradores. “Vamos fazer uma festa à altura da importância e do nome de uma entidade que há seis décadas trabalha e contribui para o fortalecimento das empresas e para o desenvolvimento econômico de Cascavel”, diz Michel Lopes, o 46º presidente da história da Acic – o primeiro foi Altamir Silva, que recentemente foi homenageado emprestando seu nome à sala do Conselho Superior da associação comercial.
A meta da programação alusiva, conforme Michel, é poder entregar ao quadro associado, ao longo de 2020 e dos próximos anos, o melhor em produtos e serviços. “Temos soluções que podem fazer substancial diferença no cotidiano de empresas dos mais diferentes setores e portes. A Acic está aqui para auxiliar o associado em tudo o que ele precisar. E isso ficará ainda mais evidente a partir desse ano tão especial que se inicia”, afirma o presidente, animado com as perspectivas para a entidade, para a região e também para o País.
A Acic
A Associação Comercial e Industrial de Cascavel surgiu no início de 1960 como uma necessidade. Era preciso reunir em um só local pessoas que, devido ao seu talento, empreendedorismo e conhecimento, pudessem refletir e encontrar soluções para um enorme desafio: com o fim dos ciclos extrativistas (erva-mate e madeira), a cidade precisaria de uma nova matriz econômica senão correria o risco de perder investimentos e de ter seu desempenho fragilizado.
“A Acic uniu os empresários e todos passaram a trabalhar juntos, dando direcionamentos quanto a ações e a investimentos que fizeram frente àquele e a outros períodos difíceis”, costumava dizer o primeiro presidente Altamir Silva. Com 3,7 mil associados, a Acic é hoje uma das maiores e mais atuantes entre as 300 associações comerciais ligadas ao Sistema Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário