Agosto terá maior frequência de pesquisas eleitorais

Faltando apenas dois meses para a eleição, os principais institutos de pesquisa do País trabalham a todo vapor para aumentar a frequência de seus levantamentos para presidente da República, bem como para os governos estaduais e o Senado. 

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI.

Ipec e Datafolha devem ter maior frequência a partir da segunda quinzena de agosto. O Ipespe, que no fim de julho voltou a divulgar pesquisa nacional contratada pela XP Investimentos, deve lançar nova sondagem nacional no fim de agosto. O Datafolha publicou sua pesquisa mais recente na última quinta-feira (28). 

Mas, a primeira sondagem presidencial a ser divulgada esta semana é da Quaest, contratada pelo banco Genial, com resultados calculados a partir de 2.000 entrevistas presenciais. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-02546/2022.

Para agosto, a Genial/Quaest planeja pesquisas presidenciais quinzenais, devendo sair mais dois levantamentos presidenciais, nos dias 17 e 31.

Enquanto isso, o prazo das convenções e a janela de registro de candidaturas se aproxima do fim (dias 5 e 15, respectivamente), cada um vai fazendo o próprio planejando para dar termômetros precisos de como vão as disputas pelo eleitorado.

Por que o Preto no Branco publica as pesquisas?

O Preto no Branco publica todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país, devidamente registradas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias.

O Preto no Branco considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *