A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (24), o registro definitivo da vacina Comirnaty bivalente contra a covid-19 da Pfizer.
O imunizante está indicado para a prevenção da covid-19 e pode ser utilizada por pessoas a partir de 5 anos de idade. A indicação é que o uso seja apenas como dose de reforço, ou seja, só pode ser aplicada em quem já se vacinou contra a doença, com aplicação pelo menos três meses após a última dose tomada.
A vacina já estava sendo utilizadano Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) de forma emergencial. Antes do registro definitivo, o produto era usadocomo dose de reforço para opúblico acima de 12 anos de idade com comorbidades e paramaiores de 18 anos.
Bivalente
De acordo com a Anvisa, vacinas bivalentes dão maior proteção contra a doença, pois contêm uma mistura de cepas do vírus Sars-CoV-2. A Comirnaty bivalente é elaborada com avariante original, que é a cepa Wuhan,somada a uma variante de circulação mais recente, a cepa Ômicron.
No cenário internacional de regulação, a Comirnaty bivalente já tem uso autorizadopela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) e pela agência reguladora dos Estados Unidos (Food and Drug Administration – FDA).
Ouça na Radioagência Nacional :

Prefeitura de Cascavel convoca profissionais para atuarem na rede pública de saúde
Chamamento inclui nove médicos, sete técnicos de enfermagem e quatro enfermeiros

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril
Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários

Autoridades da Saúde apresentam nova sala cirúrgica do HUOP e mudanças no fluxo da ortopedia em Cascavel
Desde fevereiro, pacientes ortopédicos não esperam mais na UPA por liberação de cirurgia, agora o atendimento é direcionado ao ambulatório do HUOP

Nova sala cirúrgica do HUOP será inaugurada no início de março
Até o dia 10 de março, a nova estrutura estará totalmente equipada e pronta para aumentar a realização de cirurgias programadas.

LIRAA: Saúde fará vistorias em quase 5 mil casas para levantamento do índice de infestação do Aedes aegypti
Vistorias serão de segunda (17) a quarta-feira (19). Secretaria pede que cascavelenses recebam os agentes de Endemias neste primeiro LIRAa do ano
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário