Os estudantes que estão no fim do ensino fundamental ou no começo do ensino médio têm, agora, uma ferramenta para ajudar na escolha da carreira profissional. É um aplicativo chamado SouTEC, que oferece um questionário com 72 perguntas e, a partir das respostas, indica cursos técnicos e roteiros de estudos para se qualificar.
O ministro da Educação, Victor Godoy, apresentou a ferramenta a estudantes, durante uma cerimônia no auditório da pasta.
O aplicativo SouTEC foi desenvolvido por meio de uma parceria do Ministério da Educação com a Universidade Federal de Alagoas e a Universidade de São Paulo. De acordo com a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Joelma Kremer, além de ajudar os alunos, a ferramenta também pode auxiliar a elaboração de políticas públicas.
Para usar o SouTEC, os estudantes só precisam informar a idade e a cidade onde moram. Nenhuma outra informação pessoal é solicitada. O aplicativo já está disponível gratuitamente para telefones e tablets. Depois de baixar, é possível usar o SouTEC mesmo que o aluno não tenha acesso à internet.
Ouça na Radioagência Nacional

Lenda das pistas, Pedro Muffato encerra carreira com triunfo emocionante na Fórmula Truck
Aos 83 anos, ícone do automobilismo nacional venceu a etapa de despedida em sua cidade natal, coroando uma carreira de mais de cinco décadas com uma corrida memorável diante de 35 mil pessoas.

FC Cascavel vence fora de casa e embala na Série D do Brasileirão
Com gol do jovem Lucas Belém, equipe conquista segunda vitória consecutiva e entra na briga por vaga à próxima fase

Biopark de Toledo oficializa doação de área para curso de Medicina da UFPR
Prefeitura de Toledo cedeu a primeira sede, que permitiu a instalação do curso em 2016; prefeito Mario Costenaro destacou a importância da parceria

Cascavel corre risco de perder recursos do Fundeb em 2026, alerta Tribunal de Contas
Outros quatro municípios do Oeste do Paraná também estão na lista por falhas no envio de dados contábeis e educacionais

Escola da Transparência conquista segundo lugar estadual na Olimpíada de Matemática
A competição, promovida pela plataforma Matific, tem alcance internacional e mobiliza estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em uma jornada lúdica de aprendizagem matemática.
Fonte: Agência Brasil
Deixe um comentário