Após condenar primeiro réu a 17 anos de prisão, STF já tem maioria para pena de 14 anos ao segundo acusado

Ministro Alexandre de Moraes

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14), por unanimidade, condenar Aécio Lúcio Pereira a 17 anos de prisão pela prática de cinco crimes, incluindo a tentativa de golpe de Estado. Ele foi o primeiro réu dos atos golpistas do 8 de janeiro a ser julgado pela Corte, entre quatro casos que serão avaliados nesta primeira leva de julgamentos.

AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

Apesar de os onze magistrados terem concordado com a penalização do réu, houve divergências quanto às penas que deveriam ser aplicadas e a tipificação criminal. O relator Alexandre de Moraes pediu a condenação do réu a 17 anos de prisão. Ele foi acompanhado pelos ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Rosa Weber. Cristiano Zanin votou por 15 anos de prisão, Luís Roberto Barroso por 11 anos, André Mendonça por 8 anos e Kassio Nunes Marques queria apenas 2 anos e meio.

Segundo réu

A maioria dos ministros já votou nesta quinta-feira para condenar também o segundo o réu pelos ataques golpistas de 8 de janeiro. O relator, ministro Alexandre de Moraes, propôs condenar Thiago de Assis Mathar a uma pena de 14 anos de prisão. Ele foi integralmente seguido pelos ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Rosa Weber.

O julgamento de Mathar foi suspenso por Rosa Weber para aguardar o voto do ministro Luiz Fux, que participa de um seminário sobre desinformação realizado na Corte ao mesmo tempo.

Fonte: O Gloo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *