Athlético vira cabeça de chave da Libertadores 2022

Foto:Divulgação

A Conmebol promoveu mudanças no regulamento da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. O documento foi divulgado neste domingo (19) e as alterações levaram o Athletico-PR a ser cabeça de chave no principal torneiro sul-americano de clubes em 2022.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Anteriormente, o campeão da Sul-Americana entraria no pote 2 da Libertadores, porém, no regulamento atual, houve um acréscimo no texto, no qual fica permitido ao campeão da Sul-Americana ser cabeça de chave na Libertadores caso esteja entre os melhores colocados no ranking da Conmebol, que é o caso.

O Athletico-PR é atualmente o 12º colocado no ranking. No entanto, alguns clubes à sua frente não se classificaram para o torneio, como o Grêmio e o Santos, por isso, coube ao time paranaense o direito de ser cabeça de chave.

O critério é exclusivamente o ranking de clubes da Conmebol. Com isso, o Furacão – 12º  colocado – estará no pote 1 e não tem mais a possibilidade de enfrentar Boca Juniors e River Plate antes das oitavas de final.

Com a mudança, quem saiu do pote 1 foi o Cerro Porteño, do Paraguai e as cabeças de chave passam a ser Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional-URU, Peñarol e Athletico-PR.

Data do sorteio

O sorteio da fase de grupos da Libertadores está marcado para o dia 23 de março. Antes, a entidade vai definir os duelos preliminares do torneio, na segunda-feira (20). América-MG e Fluminense são os representantes do futebol brasileiro.

Veja como ficou cada pote para o sorteio

Pote 1: Atlético-MG, Athletico, Flamengo, Palmeiras, Boca Juniors (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU) e River Plate (ARG).

Pote 2: Corinthians, Cerro Porteño (PAR), Colo-Colo (CHI), Emelec (EQU), Independiente del Valle (EQU), Libertad (PAR), Universidad Católica (CHI) e Vélez Sarsfield (ARG).

Pote 3: RB Bragantino, Alianza Lima (PER), Caracas (VEN), Colón (ARG), Dep. Táchira (VEN), Sporting Cristal (PER) e Tolima (VEN). Millonarios ou Deportivo Cali.

Pote 4: Fortaleza, Always Ready (BOL), Independiente Petrolero (BOL), Talleres (ARG) e quatro times da pré-Libertadores.

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *