Foi aprovada nesta segunda-feira (08) a autorização da Câmara de Cascavel para abertura de crédito adicional suplementar no orçamento destinado à Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania – Transitar, no valor de R$ 50 milhões.
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Os recursos são referentes a aquisição de 15 ônibus elétricos, dos quais dois articulados, que comportam de 130 a 150 passageiros e treze básicos, com capacidade para 75 passageiros, além da implantação do sistema de recargas de baterias. O custeio será feito com recursos obtidos através de operação de crédito junto ao BRDE.
O Projeto de Lei 35/2023, como explica o líder de governo, Pedro Sampaio (PSC) altera a Lei Orçamentária Anual e insere no orçamento da Transitar o valor de R$ 50 milhões que financiam a compra dos veículos. O objetivo é iniciar um processo de transição energética com redução de poluentes e uso de abastecimento com energia solar produzida aqui mesmo no município, mais eficiente e mais sustentável.
A previsão inicial é de que o município economize R$ 260 milhões em combustível nos próximos 25 anos, ou mais de dez vezes o valor do investimento. Com isso, a Prefeitura tem a expectativa de uma gradativa redução do custo operacional do sistema e o barateamento da tarifa do transporte coletivo.
Empresa vencedora
A Higer Bus, representada no Brasil pela TEVX Motors, venceu sua primeira licitação do segmento no Brasil e fornecerá 15 veículos à cidade de Cascavel, sendo 13 padrons e dois articulados. “Estamos felizes com este resultado, que só vem comprovar a qualidade e a eficiência dos ônibus elétricos da Higer Bus. Dos 330 mil ônibus já produzidos pela marca, 50 mil são elétricos e só da linha Azure, lançada em 2019, há mais de sete mil unidades rodando pelo mundo. Números que comprovam que a cidade de Cascavel colocará à disposição dos seus habitantes um produto testado e aprovado”, afirma Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.
Com 12,8 metros, o Azure A12 BR é o ônibus elétrico padron com zero emissões e autonomia de 270 km, tendo capacidade para 85 passageiros. Visando atender ao edital, a Higer ainda preparou uma configuração especial do modelo A12BR com duas portas do lado direito e três do esquerdo.
O Azure articulado (18BR) possui 18 metros, capacidade de 154 passageiros e autonomia de 270 km, tempo de recarga de quatro horas e baixo custo de manutenção. A linha Azure conta com piso total baixo (Low Floor) sem degraus e com rampa para cadeira de rodas, o que facilita a acessibilidade dos passageiros, além de um conjunto de suspensão que permite o “ajoelhamento” do veiculo para facilitar ainda mais embarques e desembarques.
Segundo a fabricante, os dois modelos serão entregues com assentos confortáveis e corredores largos, além de ar-condicionado ecológico, wi-fi, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Além de freio regenerativo, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria. Os ônibus da Higer contam inda com sua própria infraestrutura de carregamento rápido CCS2 ou DC, possibilitando uma carga completa em menos de quatro horas.
A frota de Cascavel irá se somar aos mais de sete mil ônibus da marca em operação, espalhadas por 138 países. Os veículos serão fabricados na linha de montagem exclusiva para o Brasil, dentro da fábrica da TEVX Higer. A previsão é que a partir de 2024 se inicie a fabricação dos ônibus já no Brasil, na futura fábrica da TEVX Higer em Pecém (CE) .
Fonte: Assessoria CMC
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