Bancada do MDB na Câmara de Rondon pressiona deputados por pedágio mais justo

Vereadores Padeiro, Moacir e Juca

Os vereadores Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca) e Iloir de Lima (Padeiro), que formam a bancada do MDB na Câmara de Marechal Cândido Rondon, apresentaram um requerimento para pressionar os deputados do partido sobre o novo pedágio no Paraná. Eles solicitaram o envio de ofícios aos deputados federais do partido, Sérgio Souza e Hermes Parcianello, ao Ministério da Infraestrutura e de cópia à Acimacar, ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e à Caciopar, assim como para todos os deputados estaduais e federais que integram a Bancada da Frente Parlamentar sobre os Pedágios. 

Os vereadores querem que, ao deliberarem sobre o novo modelo de concessão de rodovias do Anel de Integração, estas autoridades procurem ampliar as obras a serem realizadas sem onerar os cidadãos paranaenses, adotando assim a modelagem que permita a adoção de tarifas mais baixas do que as atuais.

Segundo argumentam os vereadores, “o modelo noticiado pressupõe impactos negativos ao escoamento da relevante produção agrícola regional e municipal, ao trânsito populacional e mantém tarifas elevadas, quando comparadas a diversos outros estados, como Santa Catarina, limítrofe ao Paraná”.

O novo modelo apresentado pelo governo federal prevê a diferenciação de até 40% no valor das tarifas, entre pista simples e dupla, mas somente mediante a conclusão das obras de duplicação. O critério adotado de leilão, o híbrido, não envolve cobrança de valor de outorga. O novo modelo, que abrange um projeto de 30 anos, prevê investimento de R$ 42 bilhões. A proposta contempla a extensão de 3.327 km de malha rodoviária, seis lotes de concessão, além de dez contornos urbanos. O processo de modelagem já está concluído, mas pode sofrer ajustes de acordo com proposições da sociedade. As audiências públicas começam na semana que vem.

CLIQUE AQUI e veja o requerimento na íntegra.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *