Biden faz visita surpresa a Kiev em meio à guerra da Ucrânia

O presidente dos EUA, Joe Biden, caminha com o presidente ucraniano Volodmir Zelenski na Catedral da Cúpula Dourada de São Miguel durante uma visita não anunciada do americano a Kiev, Ucrânia

Em uma viagem altamente secreta e sem precedentes, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desembarcou de surpresa em Kiev nesta segunda-feira (20) e se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky. A visita de Biden ocorreu poucos dias antes do primeiro aniversário da invasão russa e foi marcada por uma mensagem de apoio à democracia ucraniana.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI

Durante o encontro, Biden afirmou que “um ano depois, Kiev e a Ucrânia estão de pé. A democracia resiste”. O presidente americano também anunciou mais US$ 500 milhões em ajuda ao país europeu, incluindo equipamentos militares.

Imagens compartilhadas nas redes sociais antes do anúncio da visita mostraram grandes carreatas se movendo por Kiev, indicando que algo importante estava acontecendo. Segundo o jornal The New York Times, o presidente americano chegou a Kiev em um comboio que passou pelo mosteiro de São Miguel enquanto soavam os avisos de ataque aéreo pela cidade.

Para manter a segurança da visita, a Casa Branca emitiu um horário falso que indicava que Biden estava em Washington e que iria à tarde para a Polônia.

A visita de Biden à Ucrânia pode ser vista como um gesto de apoio aos esforços do país para se defender da agressão russa. A Rússia anexou a península da Crimeia em 2014 e desde então apoiou separatistas pró-russos no leste da Ucrânia.

A visita de Biden também pode ser vista como uma tentativa de fortalecer os laços entre os Estados Unidos e a Ucrânia, em meio a tensões crescentes entre os Estados Unidos e a Rússia. Ainda não está claro como a Rússia irá reagir à visita do presidente americano, mas é possível que ela seja vista como uma provocação.

Fonte: O Gloo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *