Boletim confirma mais 199 casos e outra morte em Cascavel

Ocupação de leitos de UTI em Cascavel está em 79,6%

Foi divulgado na tarde deste sábado (19) o boletim diário dos casos de coronavírus em Cascavel. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde são mais 199 diagnósticos positivos para a doença e uma nova morte, ocorrida na sexta-feira (18) em um hospital privado em Palmas, no Sudoeste do Estado.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

O paciente, um homem de 49 anos, possuía como comorbidade associada hipertensão. No boletim de hoje (19) não consta o óbito divulgado pelo Hospital Universitário ainda pela manhã.

Segundo o boletim, desde o início da pandemia, ainda em março, 14.706 cascavelenses já foram diagnosticados com a doença. Desse total, 13.703 já estão curados, sendo que somente neste sábado mais 269 pessoas estão recuperadas da doença que já matou, de acordo com o relatório municipal, 210 cascavelenses.

Permanecem com o vírus ativo no organismo 793 pessoas: 704 estão em isolamento domiciliar, 51 estão em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 38 em enfermaria.

Taxa de ocupação

Um dado bastante preocupante é em relação a taxa de ocupação de leitos, que somente em Cascavel já está em 79,6% em relação a UTIs e em 72,3% quanto a vagas de enfermaria. Cabe ressaltar que esse número poderia ser ainda maior caso o Estado não tivesse aberto oito novos leitos essa semana no Hospital Universitário. Existe a previsão de que nos próximos dias outras 20 vagas sejam ativadas no Hospital do Coração.

Na área de abrangência da macrorregional Oeste a taxa de ocupação de leitos é ainda maior: 87,7% em UTI e 63,4% em enfermarias. Conforme o relatório do Consamu (Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste), os hospitais de Pato Branco, Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand e também o Hospital São Lucas em Cascavel, que contam com vagas SUS para o Covid, não possuem  mais leitos de UTI.

Em Toledo a taxa de ocupação está em 96% e em Foz do Iguaçu está em 88%. Palmas e Chopinzinho, município do Sudoeste que também possuem leitos SUS, estão com 80% das UTIs ocupadas.

UTI em Cascavel

Especificamente em Cascavel, entre leitos de UTI geral e para coronavírus, o município está neste momento com 19 UTIs livres. São elas: 11 leitos de UTI COVID pelo SUS (oito no HU – Hospital Universitário e três no Hospital de Retaguarda); cinco leitos de UTI geral (um no HU, dois no Hospital do Coração e dois na Uopeccan – exclusivo para paciente oncológico), e três leitos de UTI geral na rede privada (dois no Hospital São Lucas e um no Hospital Dr. Lima). Na rede privada não há nenhum leito de UTI Covid disponível.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *