Bolsonaro já trocou mais ministros que Dilma, Lula e Fernando Henrique

Presidente Jair Bolsonaro | Foto: EvaristoSá/AFF

Após formalizar na segunda-feira (29) seis mudanças no gabinete ministerial, o presidente Jair Bolsonaro ultrapassou seus antecessores eleitos após a redemocratização na rotatividade de ministros em pouco mais de dois anos de mandato. No total, Bolsonaro chegou a 24 mudanças em ministérios ou órgãos com status de ministério, superando o recorde anterior, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que havia feito 20 mudanças em período equivalente (2 anos e 3 meses de mandato).

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Diferentemente de Dilma e dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Bolsonaro não havia feito uma reforma, alterado um conjunto de ministérios de uma só vez, ao longo dos dois primeiros anos de mandato. Na única vez em que mexeu em duas pastas no mesmo momento, em fevereiro de 2020, o presidente demitiu Osmar Terra da Cidadania e acomodou na pasta Onyx Lorenzoni, o que levou a Casa Civil a ser ocupada pelo general Braga Netto.

Antes da reforma desta semana, as trocas até então haviam ocorrido por atritos com outros Poderes, como no caso do ministro da Educação, Abraham Weintraub, em julho passado; por brigas dentro do corpo de ministros, o que ocasionou a demissão de Marcelo Álvaro Antônio do Turismo no fim de 2020; ou por desavenças com o próprio presidente e seus filhos – casos de Gustavo Bebianno, que deixou a Secretaria-Geral da Presidência em janeiro de 2019, e de Carlos Alberto dos Santos Cruz, demitido da Secretaria de Governo em abril daquele ano.

Mudanças nos ministérios:

Jair Bolsonaro (até março de 2021)22 pastas no gabinete originalEm 12 houve mudançasTotal de trocas: 24

Dilma Rousseff (até março de 2013)38 pastas no gabinete originalEm 17 houve mudançasTotal de trocas: 20

Lula (até março de 2005)33 pastas no gabinete originalEm 9 houve mudançasTotal de trocas: 11

Fernando Henrique Cardoso (até março de 1997)26 ministérios no gabinete originalEm 8 houve mudançasTotal de trocas: 8

Fonte: O Gloo

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *