Bolsonaro recebe pedido do Paraná e garante que questão do pedágio está “praticamente resolvida”

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o secretário de infraestrutura, Sandro Alex, estiveram no início desta semana em Brasília para discutir com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro dos Transportes, Tarcísio de Freitas, as novas concessões do pedágio no Paraná. Eles defendem que as novas concessões sejam pela menor tarifa e não pelo modelo híbrido, proposto pelo Ministério dos Transportes. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

Depois dos encontros o próprio presidente Jair Bolsonaro já afirmou nesta terça-feira (18) que o pedido do governador do Paraná, Ratinho Junior para privilegiar tarifas mais baixas está “praticamente resolvido”.

“Tive com o Ratinho no dia de ontem, bati um papo. Hoje ele já despachou com o Tarcísio [Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura], praticamente resolvida a questão do pedágio do Paraná. Um assalto a mão armada”, disse Bolsonaro. A afirmação foi feita durante lançamento de um programa voltado para o setor de transporte de cargas, em Brasília.

Veja o vídeo com a fala de Bolsonaro:

Reuniões

Ratinho Junior e Sandro Alex se reuniram com Bolsonaro na segunda-feira (17), no Palácio do Planalto, de onde saíram com a sinalização de que o presidente iria se envolver diretamente na questão, orientando o ministro da Infraestrutura a atender à demanda do Paraná, que quer a alteração do modelo híbrido, proposto pelo governo federal, por um modelo de menor tarifa com caução.

Na terça-feira (18), a comitiva do Governo do Estado esteve com o ministro Tarcísio de Freitas, mas não saiu da reunião com uma definição sobre a modelagem de pedágio, apenas com a promessa de que, “como o presidente Bolsonaro pediu, a questão será resolvida levando em consideração as reivindicações do Paraná”.

O governador disse ao presidente ser contra o chamado modelo híbrido, no qual a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) propõe limite de desconto a ser oferecido pelas concessionárias interessadas em disputar a licitação.

O Governo do Paraná e o setor produtivo do estado defendem o modelo de menor preço, sem limite de desconto. Dessa forma, venceria a empresa que apresentasse a menor tarifa. Nessa proposta, as vencedoras teriam que depositar um valor como garantia de execução das obras. E quanto maior o desconto na tarifa, maior seria o depósito.

Registro da reunião do governador Ratinho Junior com o ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes | Foto: Jonathan Campos/AEN

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *