A Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná comemora os seus 49 anos na próxima quinta-feira, 3, com um evento especial que será realizado de forma híbrida, reunindo participantes presencialmente na sede da entidade, em Cascavel, e também online por meio da plataforma Zoom, a partir das 8h30. A programação inclui uma série de momentos importantes para marcar a trajetória dessa que é a entidade empresarial mais antiga em seu formato no Brasil, servindo de modelo a outras 11 coordenadorias que hoje dão suporte à Faciap, maior federação empresarial do País.
O evento terá início com a abertura oficial feita pela presidente da Reni Fernande Felipe, seguida pela apresentação da ação Rumo ao Jubileu de Ouro, com Lucas Eduardo Ghellere, presidente do Conselho Superior. Em seguida, os participantes poderão reviver momentos históricos no segmento Memória Caciopar, um resgate emocionante da trajetória da instituição. A consultora Iraci Mataczinski apresentará o Projeto Comercial 2025 e PCGF Etapa 2025, mostrando os próximos passos e planejamentos da entidade.
Um dos pontos altos da celebração será a homenagem ao empresário João Destro, o segundo presidente da Caciopar, responsável por iniciar o processo de consolidação organizacional e estrutural da coordenadoria. Fundada em 3 de abril de 1976, a Coordenadoria construiu ao longo de quase cinco décadas uma história de pioneirismo e liderança no associativismo empresarial brasileiro.
Motivação para a Criação da Caciopar
A necessidade de unir forças entre as associações comerciais do Oeste do Paraná para fortalecer a representatividade empresarial e impulsionar o desenvolvimento regional.
Reunião que deu origem à Caciopar, em 3 de abril de 1976, na Acic, em Cascavel, contou com presidentes das únicas seis associações comerciais que existiam no Oeste e Sudoeste (que na época eram uma região só: Aces de Cascavel, Toledo, Pato Branco, Medianeira, Assis Chateaubriand e São Miguel do Iguaçu.
Primeira Coordenadoria Empresarial do Brasil – A Caciopar se tornou pioneira no modelo de coordenação empresarial, servindo de inspiração a outras regiões do Paraná e do País.
A Caciopar surgiu como uma resposta à necessidade de dar mais voz ao empresariado da região, garantindo maior influência em decisões políticas e econômicas. Aces trabalhavam de forma isolada e isso limitava bastante as chances de sucesso em reivindicações e projetos de interesse de suas comunidades.
Primeiro presidente Hylo Bresolin, na época presidente da Acic. Ficou no cargo alguns meses, dando lugar ao jovem talento empresarial João Destro, que ficou à frente da entidade ainda no ano de 1977.
Primeiras bandeiras da Caciopar
– Busca de apoio para ações de combate à erosão, que traria prejuízos ao agro
– Defesa de pavimentação na BR-467, que ligava Cascavel e Toledo
– Mobilização por mais serviços judiciários na região, pedidos de novas varas
– Início de mobilização pela criação de uma estrutura regional de ensino superior
Primeira participação em um grande evento:
Em 1976, Cascavel recebeu a visita do então presidente Ernesto Geisel, que cumpriu uma extensa agenda no Oeste. Em Lindoeste, participou de solenidade de entrega do título de número 100 mil de área regularizada pelo Incra
Em Cascavel, a Caciopar entregou documento com reivindicações a Geisel:
– Concessão de novas linhas de financiamento
– Observação de preços mínimos às safras agrícolas
– Adoção de medidas para melhorar a distribuição de renda
A Caciopar mobilizou líderes de toda a região para recepcionar a comitiva do presidente. Na época, Oeste tinha apenas 21 municípios – atualmente, eles são 50 com população, somada, superior a 1,4 milhão de habitantes.
Atuação de João Destro
Empresário visionário, João Destro teve papel fundamental na estruturação da Caciopar, contribuindo com ideias e liderando iniciativas que fortaleceram a entidade.
As dificuldades iniciais eram inúmeras, da falta de funcionários a estruturas básicas para que as atividades pudessem ser realizadas. Aos poucos, e com a ajuda de líderes e empresários, começou o processo de consolidação organizacional e estrutural da Caciopar.
Fonte: Assessoria
Deixe um comentário