Cascavel, 70 anos

Foto: Aílton Santos

Uma história de 70 anos. Essa é a história de Cascavel, cidade destaque não só no Oeste, mas em todo Estado e quiçá no País. Celebrado neste domingo, 14 de novembro, a emancipação polícia e administrativa de Cascavel ocorreu em 1951, pela Lei Estadual nº 790, desmembrando-se de Foz do Iguaçu.Porém, antes mesmo desta data, a verdadeira história de Cascavel surgiu bem antes, logo após ao descobrimento do Brasil, quando os índios caigangues habitavam a região e, posteriormente, começou a ser ocupada pelos fundadores da Ciudad Real del Guairá, os espanhóis.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO 

Contam os registros feitos à época, que a ocupação da região de Cascavel comelou a partir de 1730, mas o povoamento, com colonos caboblos e descendentes de imigrantes eslavos ocorreu efetivamente no final da década de 1910, no auge do ciclo da erva-mate.

A vila começou a tomar formas em 28 de março de 1928, quando José Silvério de Oliveira, o Nhô Jeca, arrendou as terras do colono Antônio José Elias nas quais se encontrava a Encruzilhada dos Gomes, localizada no entroncamento de várias trilhas abertas por ervateiros, tropeiros e militares, onde montou seu armazém. Seu espírito empreendedor foi fundamental para a chegada de novas pessoas, que traziam ideias e investimentos.

Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate já extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, em especial, colonos poloneses, alemães e italianos, que juntos formaram a base populacional da cidade.

Em 1934, foi criado o distrito policial de Cascavel. Posteriormente, instalou-se o distrito judiciário e o distrito administrativo, todos integrantes do município de Foz do Iguaçu.

A vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel. Entretanto, o prelado daquela cidade, monsenhor Guilherme Maria Thiletzek, rebatizou-a como Aparecida dos Portos, nome que não vingou entre a população.

Em 20 de outubro de 1938, já com a denominação definitiva de Cascavel, a localidade foi alçada à condição de sede de distrito administrativo, nos termos da Lei n.° 7.573.

A emancipação finalmente ocorreu em 14 de dezembro de 1951, juntamente com a cidade vizinha Toledo.

Encerrado o ciclo da madeira, no final da década de 1970, Cascavel iniciou a fase de industrialização da cidade, concomitantemente com o aumento da atividade agropecuária, notadamente soja e milho.

Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos.

Hoje, Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o pólo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná.

Fonte: Município de Cascavel (https://cascavel.atende.net/)

 

Uma história contada antes mesmo dos pioneiros…

 

A história contada pelo jornalista Alceu Sperança, e publicada no Jornal Hoje, conta que a região Oeste do Estado foi entregue, no século XIX, pelo Império a companhias estrangeiras que, com mão de obra paraguaia, exploravam erva-mate e madeira, escoando-as pelo Rio Paraná. Elas proibiam a formação de povoados.

A Colônia Militar do Iguaçu, iniciada em 1889, fracassou na tarefa de promover a ocupação do território. O governo federal a transferiu ao Estado do Paraná, que só depois da I Guerra (1918) iniciou um projeto de colonização.

Sperança conta que o primeiro colono vindo para a região foi Antônio José Elias, que em 1920 adquiriu uma área da Empresa Brasileira de Viação e Comércio (Braviaco) e no ano seguinte se estabeleceu junto ao Rio Cascavel.

Sua propriedade rural ficou sendo “Cascavel Velho”, porque em 28 de março de 1930 José Silvério de Oliveira, o Tio Jeca, arrendatário da antiga Encruzilhada dos Gomes (1895), pertencente a Elias, chegou de Guarapuava para morar na área.

A partir da emancipação, em 1951, o povoado prosperou a passos largos até chegar à grande cidade que conhecemos hoje. Um ano antes da emancipação o censo contou uma população de 404 habitantes. Hoje somos mais 330 mil cascavelenses.

 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *