Cascavel confirma primeira morte por chikungunya

A Secretaria de Saúde de Cascavel confirmou nesta segunda-feira (24) o primeiro óbito em decorrência de complicações causadas pela febre chikungunya. Trata-se de um homem de 71 anos, que faleceu no dia 30 de março.

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NA COMUNIDADE. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS.

O idoso começou a ter sintomas da doença no dia 9 de março, foi internado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Tancredo no dia 24 de março e foi transferido no dia 25 de março ao Hospital Universitário.

Ele era morador do bairro Coqueiral e teve o resultado positivo confirmado para Chikungunya no dia 30 de março, segundo informações do Lacen (Laboratório Central do Estado). O homem tinha hipertensão, diabetes, asma e hiperuricemia (excesso de ácido úrico no sangue).

Caso 1

Além da morte, a Secretaria confirmou três casos da doença em Cascavel. O primeiro é de uma mulher com faixa etária de 40 a 50 anos, moradora do bairro Claudete. Sem comorbidades, ela não possui histórico de viagens, tratando-se de um caso autóctone (contraído em Cascavel). 

Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 01 de março (febre, mialgia, cefaléia, exantema, náuseas, dor nas costas, artralgia intensa, petéquias, edema de ambas as mãos), coletou amostra em  laboratório privado. Foi coletado segunda amostra dia 06 de março, pelo Laboratório Municipal para exames, sendo que o caso foi confirmado no dia 24.

Caso 2

A segunda confirmação é de um homem, com idade entre 40 a 50 anos, morador do bairro Navegantes, na área rural de Cascavel. Sem comorbidades, ele tem histórico de viagem para Cidade do Leste, no Paraguai, nos dias que antecederam o início dos sintomas. Ele apresentou primeiros sintomas no dia 28 de março (febre, exantema, conjuntivite, artralgia intensa, edema de pés), teve material coletado dia 31 de março pelo Laboratório Municipal, sendo que o caso foi confirmado em 11 de abril.

Caso 3

O terceiro diagnóstico é de uma mulher, com idade entre 40 a 50 anos, moradora do bairro Claudete, e sem comorbidades. Ela não possui histórico de viagem, sendo o segundo caso autóctone de Cascavel. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 01de março, (febre, mialgia, exantema, conjuntivite, artrite, artralgia intensa, petéquias, leucopenia). Foi coletado amostra dia 03 de abril pelo Laboratório Municipal para exames, sendo que o caso foi confirmado em 20 de abril.

Caso 4

Outra mulher, na mesma faixa etária, é a quarta confirmação de febre chikungunya em Cascavel. Moradora do bairro XIV de Novembro, ela não possui comorbidades e não tem histórico de viagem, sendo o terceiro caso autóctone do Município. Ela apresentou o primeiro sintoma no dia 10 de março (artralgia intensa). Foi coletado amostra dia 31 de março pelo Laboratório Municipal para exames, sendo que o caso foi confirmado em 20 de abril.

 

Fonte: Com assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *