Cascavel CR é acusado de falsificar exames de covid para jogo contra o Athletico

Jogo entre Athletico e Cascavel CR aconteceu na tarde desta quinta (22) em Curitiba | Foto: José Tramontin/Athletico

Um escândalo se abateu sobre o Cascavel Clube Recreativo (CCR), uma das duas equipes de futebol profissional que representam a cidade de Cascavel no Campeonato Paranaense de Futebol. Quatro jogadores da equipe foram barrados nesta quinta-feira (22), antes da partida contra o Athletico, por falsificação de exames da covid-19. O jogo terminou com vitória do Athletico por 3 a 1. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Após a partida, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) emitiu uma nota oficial esclarecendo o episódio. A FPF disse que afastou quatro atletas, os zagueiros Lapa e Castro, volante Enzzo e meia Gabriel Oliveira, antes do jogo após constatar “indícios de falsificação”. A Federação entrou em contato com o laboratório responsável, que confirmou que os jogadores em questão não realizaram testes nas datas citadas.

Existem indícios ainda de que os laudos de 14 atletas do Cascavel CR foram fraudados, o que viola ainda mais o protocolo de covid-19 para a realização dos jogos com segurança, além de representar um risco à própria saúde pública. No entanto, apenas quatro foram vedados na partida, além de alguns integrantes da comissão técnica. 

A grave denúncia feita pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) sobre a falsificação de exames de Covid-19 ainda não foi totalmente esclarecida. O problema será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) que deve esclarecer os fatos.

Surpresa

Procurado pela imprensa, o presidente do CCR, Tony Almeida, disse que foi pego de surpresa e que ainda está tentando entender o que aconteceu. À reportagem da Catve, Tony afirmou que os exames são realizados semanalmente e que não tem acompanhado de perto esse processo de coleta do laboratório responsável. O presidente reconhece que o problema é grave, mas que vai aguardar o andamento da denúncia para se defender no tribunal desportivo. O advogado do clube já está trabalhando no caso.

A situação do CCR piorou no fim da noite desta quinta-feira, quando parte a comissão técnica pediu o desligamento do clube. O técnico Luís Carlos Cruz afirmou que não tem clima mais para permanecer no comando do tricolor e que esse é um dia da carreira para esquecer. Junto com ele sai também o preparador físico do CCR.

Segundo Cruz, os três jogadores que seriam titulares (os zagueiros Lapa e Castro e o meia Gabriel Oliveira) confirmaram a ele que não fizeram os testes de Covid-19. A confirmação foi determinante para que ele e o preparador físico pedissem demissão. 

“Imediatamente, chamei o presidente [Tony Almeida], eu e o preparador físico Trentin, entregamos o cargo. Não tem mais o que fazer aqui. É lamentável… num momento de pandemia isso é gravíssimo”, disse o treinador ao portal de notícias UmDois Esportes.

Nota da Federação

Confira abaixo, na íntegra, a nota oficial da FPF, emitida após o jogo:

A Federação Paranaense de Futebol vem, através da presente, esclarecer os fatos ocorridos na partida entre Club Athletico Paranaense e Cascavel Clube Recreativo realizada na tarde de hoje (22/04/2021), no Estádio Joaquim Américo Guimarães, válida pela 4ᵃ rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão – Temporada 2021, mais especificamente com relação ao afastamento de atletas antes do início da partida.

Cumpre deixar claro que o afastamento dos atletas (Enzzo Fabrizio Jovinski Stresser, Luiz Felipe Castro Neto, Matheus Gabriel de Oliveira Moraes e Wagner Afonso Bello de Lima) do Cascavel CR se deu em razão de tentativa de falsificação de exames RT-PCR para a detecção da Covid-19, apresentados para a referida partida.

Frise-se que após a devida conferência dos exames foram constatados indícios de falsificação, e a fim de averiguar a suspeita, a FPF entrou em contato com o Laboratório responsável, que por sua vez confirmou que referidos atletas não realizaram os testes nas datas em questão.

A Entidade repudia toda e qualquer tentativa de fraude e violação ao Protocolo de Jogo da FPF/COVID-19, informando desde logo que os fatos serão reportados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR), para consequente apuração, oportunização do contraditório e ampla defesa, e, se for o caso, aplicação das penalidades cabíveis.

Nota do CCR

O Cascavel CR também se manifestou oficialmente através de nota oficial. Confira:

“A informação é que vamos apurar os fatos, tomar as devidas providências internas, se houve negligência ou não, e apresentar a defesa no momento oportuno. Sempre ressaltando que não houve prejuízo ao espetáculo e muito menos a saúde de terceiros. Todos atletas que jogaram estavam e estão negativos pra Covid. Vamos aguardar a publicação oficial da súmula para maiores esclarecimentos”.

Torcedores revoltados

A repercussão do caso revoltou muitos torcedores do Cascavel CR, causando também frustração diante do escândalo que envolve o clube e acusando a diretoria. Em suas redes sociais a torcida Mafia Tricolor 2019 publicou a seguinte nota, com o escudo do time em preto e branco:

 
 
 

 
 
Ver essa foto no Instagram

 
 
 
 

 
 

 
 
 

 
 

Uma publicação compartilhada por Torcida Máfia Tricolor (@mafiatricolor2019)

Para evitar confusão

Como Cascavel tem dois clubes disputando o Campeonato Paranaense de Futebol, com nomes muito parecidos (Cascavel CR e FC Cascavel), a diretoria do Futebol Clube Cascavel (FCC), também emitiu uma nota oficial, para não dar confusão e serem misturados os clubes na polêmica. Veja abaixo o esclarecimento:

O Futebol Clube Cascavel destaca que diante dos vários questionamentos por parte da imprensa nacional e demais instituições, esclarece e destaca a existências de duas equipes de futebol que levam em seu nome a cidade de Cascavel.

É importante destacar que atualmente as duas equipes, Futebol Clube Cascavel e Cascavel Clube Recreativo (CCR), disputam a principal competição de futebol no estado do Paraná, o Campeonato Paranaense. E que devido a sua nomenclatura, o time do FC Cascavel é muitas vezes alvo de confusão por parte dos veículos de imprensa com a equipe adversária do CCR.

A diretoria do Futebol Clube Cascavel também enfatiza que desde o início da pandemia ainda em 2020, adotou diversos protocolos internos e segue à risca todas as determinações feitas pelos órgãos de saúde e demais protocolos de jogo estabelecidos pela FPF.

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *