Cascavel investiga casos de coronavírus

A secretaria de saúde de Cascavel divulgou na tarde desta sexta-feira (28) que investiga a situação de três pessoas, com idade entre 30 a 39 anos, que apresentam sintomas parecidos com os do coronavírus.

Segundo a Secretaria, todos estiveram em países onde há inúmeros focos da doença.

Dentre os três casos, um deles, um homem de 39 anos, continua sob investigação e ele segue em isolamento domiciliar.

Confira a nota:

Três pessoas com idade entre 30 e 39 anos chegaram em Cascavel, no dia 25/02, terça-feira, com histórico de trânsito pela Malásia, Bangkok, Suíça e Itália (Milão). Na noite do dia 26/02, uma das pessoas, 39 anos, iniciou com quadro de dor de garganta. No dia 27/02, apresentou febre (37,8°), sensação de estado gripal e dor de garganta, segundo descrição da mesma. Entrou em contato telefônico com a Secretaria de Saúde que orientou o isolamento domiciliar e as medidas preventivas necessárias. No dia 28/02 foi realizada a consulta médica e a coleta de secreção naso e orofaringe para encaminhamento ao LACEN em Curitiba para análise. O caso está sendo monitorado permanentemente pela equipe da Vigilância Epidemiológica e pelo COE, e as pessoas envolvidas estão todas orientadas. A paciente foi encaminhada novamente para isolamento domiciliar e apresenta ótimo estado de saúde com pico febril isolado. Novas medidas serão adotadas apenas após o resultado dos exames.

Situação dos casos

Dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, indicam quem 80% dos casos que apresentam sintomas parecidos com o da gripe comum. Crianças não são, até o momento, as principais vítimas da COVID-19. Idosos com doenças crônicas, porém, são os mais afetados. No Brasil, existe apenas 01 (um) caso confirmado da doença, no estado de São Paulo. 

Quais são os sintomas

Febre, cansaço, tosse seca, dores, congestão nasal, corrimento nasal e diarreia.

Como se proteger

Lave as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão, e cubra o nariz e a boca ao tossir e espirrar.

Quando procurar um médico

Caso apresente sintomas ou, mesmo sem apresenta-los, se esteve em contato com alguém que esteve há menos de 14 dias nos países: China, Alemanha, Austrália, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Camboja, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Japão, Tailândia, Vietnã e Singapura (atualizado até 28/02/2020).

Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *