Cascavel mantém decreto e comércio permanece fechado até o dia 5

Paranhos em visita ao Hospital Universitário nesta sexta-feira

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos disse que as medidas restritivas impostas via decreto para prevenir o alastramento do novo coronavírus na cidade continuam vigorando até o dia 5 de abril, incluindo o fechamento do comércio. Ele também cancelou as reuniões que faria hoje (27) com o COE e amanhã (28) com a Acic.

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS. ENTRE NO GRUPO

Ele confirmou a informação em entrevista na tarde desta sexta-feira (27), quando visitou as obras da UPA Brasília e esteve também no Hospital Universitário (HU). A UPA Brasília está sendo preparada para receber leitos de UTI. São ao todo 10 leitos de UTI e mais 28 de recuperação. Já no HU houve a assinatura do contrato emergencial que irá destinar 10 leitos de UTI e outros 20 de enfermaria para tratar especificamente de pacientes com suspeita de coronavírus.

O prefeito disse que não é momento de improviso e que é momento de distanciamento social para conter o avanço do vírus. “A curva vai depender do comportamento da cidade e se for cumprido rigorosamente o que os profissionais estão decidindo, até por que não existe uma receita pronta para o caso”, frisou.

Paranhos também afirmou que não admite que interesses pessoais prevaleçam e que vai manter as ações baseada em três pilares: 1) Salvar o maior número de vidas possível; 2) Tomar providências para evitar o colapso do sistema de saúde; 3) Evitar que os pilares 1 e 2 não causem o colapso da economia. “Precisamos de menos discursos e mais ações técnicas responsáveis”, destacou. 

A decisão foi reforçada também a partir de intervenção do Ministério Público da cidade, que recomendou ao prefeito se abster de efetuar qualquer liberação contrária às medidas de isolamento vigentes sem amplo debate no COE e sem interferências de posições econômicas e políticas.

Na tarde desta sexta-feira (27) um grupo de empresários fez um manifesto na cidade, com uma carreata e buzinaço que percorreu a Avenida Brasil até a prefeitura. Eles pedem a reabertura do comércio local.

A Amop orientou nesta sexta-feira (27) que as prefeituras liberem o funcionamento do comércio a partir de quarta-feira (01). Algumas, inclusive, já liberaram, como é o caso de Entre Rios do Oeste, onde já voltaram as atividades nesta quinta (26). Em Marechal Cândido Rondon, o prefeito Marcio Rauber anunciou o retorno a partir de terça (31).

Mais sobre o coronavírus

Brasil chega a 92 mortes e 3.417 pessoas infectadas pelo coronavírus

Cascavel tem 566 casos suspeitos de coronavírus. 10 pessoas estão internadas

Empresários de Cascavel vão às ruas pressionar pela reabertura do comércio

Governador anuncia pacote de R$ 1 bilhão para preservar os empregos

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *