Cascavel realiza amanhã fumacê em vários bairros para conter a dengue

A Secretaria de Saúde apliará, a partir desta quinta-feira (26) os bairros em que será feito o fumacê.

Conforme o município, a intervenção química para eliminação dos mosqao aumento e à disseminação dos casos de febre chikungunya, inicialmente localizados nos bairros Brasmadeira e Melissa, acontecerá em outras áreas da região norte da cidade.

As localidades que receberão a aplicação do fumacê são: Melissa, Julieta Bueno, Brasmadeira, Tocantins, Ceasa, Santa Fé, Tarumã, Interlagos, Sanga Funda, Jesuítas, Barcelona, Floresta, Florais, Riviera, Brasília I, Brasília II, Bela Vista, Colonial, Alvorada, Los Angeles, Clarito, Acre, Morumbi I, Morumbi II, Belmont, Cataratas, Colmeia, Lago Azul, São Francisco, Periolo, Denápolis e Carolina.

Durante o procedimento de aplicação do fumacê, os moradores devem cobrir gaiolas, proteger animais de estimação, alimentos em geral e caixas d’água, além de resguardar pessoas com alergias e problemas respiratórios. A recomendação é que portas e janelas sejam mantidas abertas durante a aplicação.

A aplicação está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuva, ventos fortes ou baixas temperaturas, a programação será transferida para o próximo dia favorável.

A aplicação de fumacê é uma das frentes de trabalho no combate ao mosquito da dengue em Cascavel. A iniciativa visa frear o avanço da doença no município.

Cada região receberá, ao todo, cinco ciclos de aplicação. Após a conclusão desses ciclos, será feita uma nova avaliação para verificar a necessidade de mais atuações, sendo o máximo permitido sete aplicações. As decisões logísticas são de responsabilidade dos técnicos do governo do Estado, que coordenam o serviço.

Apesar do nome, não há nenhuma fumaça dispersada no ar, mas sim partículas de inseticida. Carros de som passarão pelas regiões da cidade com antecedência, avisando sobre a aplicação e orientando a população sobre os cuidados necessários.

O procedimento elimina apenas os mosquitos alados (em circulação). Por isso, é essencial que os cuidados e a eliminação de possíveis criadouros sejam mantidos. Este não é o momento para baixar a guarda.

O fumacê veio para somar esforços na guerra contra o Aedes aegypti, enquanto os agentes de endemias continuam os trabalhos de vistoria, ações de raio nas localidades com casos suspeitos e bloqueios nas áreas com casos confirmados.

 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *