Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (13), a 10ª Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde de Cascavel deram detalhes em relação ao primeiro caso de raiva canina na cidade.
AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS PELO WHATS: ENTRE NO GRUPO. TAMBÉM ESTAMOS NO TELEGRAM: ENTRE AQUI. SIGA-NOS NO GOOGLE NEWS
Esse é o primeiro caso confirmado da doença em todo estado desde 2005, e, desde então o Paraná era considerado livre de circulação da doença.
De acordo com informações do chefe da Regional, Rubens Griep, a confirmação foi dada após a realização de exames pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) e possivelmente teria sido transmitido por um morcego. Agora, as equipes da Secretaria de Saúde estão à campo, em uma área determinada nas proximidades do Parque São Paulo, realizando vacinação nos animais para evitar a propagação da doença.
Em relação ao animal, ele seria um cachorro, morador do Parque São Paulo, e foi levado à uma clínica veterinária particular, onde foi realizado eutanásia e coletado material para exames. O animal morreu na segunda-feira (09) e ao ser constatada a doença, o médico veterinário já informou ao Município que procedeu com todo protocolo necessário nesses casos.
Todos os animais e pessoas que tiveram contato com o cachorro passarão por exames. O animal contaminado, conforme a secretaria municipal, havia sido vacinado contra a raiva, porém, mesmo assim, ao ter o contato com o morcego, acabou contraindo o virus e morrendo.
Dentre os sintomas apresentados pelo animal estão salivação extrema, com paralização dos músculos faciais e sem alimentação.
Fonte: Com assessoria
Deixe um comentário