Cascavel terá toque de recolher a partir desta segunda

Novas medidas foram anunciadas em entrevista coletiva nesta manhã

Entre as novas medidas anunciadas pela prefeitura de Cascavel, através do COE (Comitê de Operação de Emergência), na manhã deste domingo (22) está o toque de recolher a partir desta segunda-feira (21). As pessoas não poderão mais circular nas ruas entre as 20h e as 6h da manhã. 

RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO PRETO NO BRANCO PELO WHATSAPP. CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO.

Segundo o prefeito Leonaldo Paranhos, a fiscalização será feita pelas equipes de segurança pública. Quem estiver na rua será abordado e terá que apresentar uma justificativa plausível por estar circulando. Veja o vídeo do anúncio das medidas no final do texto.

Acessos fechados

A partir da 0h desta segunda-feira também serão fechadas as entradas da cidade de Cascavel. Somente poderão passar cargas e pessoas que tiverem uma boa justificativa. Não será permitido simples passeio ou motivo não urgente. 

Transporte

O transporte coletivo urbano está totalmente suspenso hoje  (22), entretanto nesta segunda-feira (23) irá  operar com tabelas de domingos e feriados, para atender exclusivamente os profissionais da área da saúde, devidamente identificados, para que os mesmos tenham horários à disposição entre 06h e 08h, entre 12h e 14h e entre 18h e 20h.

Bancos fechados

A exemplo do comércio em geral, a partir desta segunda-feira as agências bancárias também estarão fechadas. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas. As lotéricas poderão funcionar, mas terão que tomar medidas para evitar a aglomeração dentro e fora do estabelecimento. 

Mercados

Os supermercados irão funcionar das 8h até às 19h. Eles também terão que tomar medidas mais rígidas de proteção dos funcionários e evitar a aglomeração de clientes. Para evitar que as pessoas saiam muito às ruas, a partir do próximo domingo (29) os mercados não deverão mais abrir nos domingos. 

Defesa ao emprego e à empresa

O prefeito Paranhos também anunciou a criação de um comitê de defesa ao emprego e à empresa. “Vai funcionar na secretaria de Desenvolvimento. Um grupo de profissionais da prefeitura, com Acic, Amic, CDL e OAB vai analisar os reflexos do novo decreto que vamos assinar. Vamos dar toda a estrutura, para garantir a nossa economia e produção”.

O prefeito espera que empresas façam a sua parte e que as pessoas que precisam trabalhar, sigam dentro das regras.

Novos leitos

O Secretário de Saúde, Tiago Stefanello, confirmou a abertura de novos leitos de UTI para Cascavel e Região. Novos 10 leitos foram disponibilizados para a Ala de Queimados do HUOP, onde será a concentração para o tratamento dos infectados pelo vírus. Na região serão cerca de 30 novos leitos de UTI na região, incluindo Assis Chateaubriand e Toledo. 

Ainda há a possibilidade de um plano de contingência na rodoviária e em hotéis para dar suporte à crise, caso a situação se agrave.

Atendimento às pessoas

Conforme a prefeitura, 14 unidades de saúde seguirão com os atendimentos, sendo 11 na cidade e três no interior. Os atendimentos acontecerão via agendamentos, que deverão ser confirmados através do telefone 3096-9191. Outras três unidades, seguirão com demais atendimentos que necessitem o acompanhamento médico e não têm suspeitas de gripe. As UBS (Unidades Básicas de Saúde) serão dos Bairros Cancelli, Los Angeles e Parque São Paulo.

As UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) continuam dedicadas para casos urgência e emergência.

Casos suspeitos

A Secretaria de Saúde divulgou novo boletim sobre a situação do coronavírus no município na manhã deste domingo (22). Segundo este boletim, agora são 146 os casos suspeitos em Cascavel.

Segundo o prefeito, Cascavel só não registrou nenhum caso ainda por que as medidas preventivas começaram cedo e têm sido enérgicas. 

TUDO SOBRE O CORONAVÍRUS

O município prevê grande pico no número de casos entre os dias 13 e 15 de abril. O alerta é para que a população reforce os cuidados nos próximos dias e se mantenha em casa.

Vacina contra gripe

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (23) e vai até 9 de maio. Em Cascavel serão realizadas blitz de vacinação longe das UBSs. Os idosos poderão ser vacinados em frente ao Programa Municipal de Imunização, na Rua Presidente Kennedy, 2546 – Bairro Coqueiral, das 9h as 17h. Eles deverão ficar dentro dos carros. Clique aqui e confira os locais de vacinação

Dengue

A Secretaria de Saúde também pede especial colaboração da população no que tange à dengue. O número de casos continua aumentando na cidade e igualmente preocupa o setor de saúde, apesar da prioridade agora ser conter o avanço do coronavírus. A recomendação é que as pessoas aproveitem o período que estão em casa para fazerem a limpeza dos quintais. 

Fonte: Fonte não encontrada

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *